Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4617
Title: Experiências profissionais na escola e os sentidos da educação Física
Keywords: Educação Física;Experiência Profissional;Profissão Docente;
Issue Date: 24-Apr-2009
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: LOYOLA, R. C., Experiências profissionais na escola e os sentidos da educação Física
Abstract: Este estudo tem como objetivo compreender de que maneira as experiências profissionais singularizam a disciplina Educação Física no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Vitória-ES e focou os espaços de interação nos quais ocorria um maior número de experiências produzidas pelos sujeitos profissionais. A aproximação com o problema e as interpretações fundamentaram-se na teoria da ação. Opta por uma metodologia de abordagem qualitativa, pelo estudo etnográfico e pela observação participante. Para tanto, utiliza, como instrumento de coleta de dados os diálogos estabelecidos com os profissionais, a observação de espaços-tempos de interação, a análise dos documentos produzidos pela escola. Os sujeitos da pesquisa foram: a diretora, as pedagogas, as professoras regentes e as professoras de Educação Física. Como resultado, identifica quatro categorias fundamentais. A Educação Física aparece como curinga, disciplina menor, centro das festividades e lugar de acirrada tensão entre profissionalização e desprofissionalização. A legitimidade da Educação Física na instituição advém não do reconhecimento de seus conteúdos, mas do potencial de suporte às demais disciplinas, seus conteúdos e organização institucional. As representações construídas em torno da Educação Física nessa escola não podem ser abstraídas do seu reconhecimento específico, fato que às veses parece passar despercebido pelos profissionais. Nesse jogo conflituoso, a Educação Física é significada ora de forma a ser valorizada, ora a ser desvalorizada. A desvalorização tende a perpassar o universo da escola enquanto que um certo significado de valorização da disciplina ocorreu em alguns momentos pontuais e , às vezes, frágeis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4617
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_3561_ROSANGELA DA CONCEICAO LOYOLA.pdf475.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.