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Título: Experiências profissionais na escola e os sentidos da educação física
Autor(es): Loyola, Rosangela da Conceição
Orientador: Figueiredo, Zenólia Christina Campos
Coorientador: Della Fonte, Sandra Soares
Palavras-chave: Educação Física
Experiência Profissional
Profissão Docente
Data do documento: 24-Abr-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender de que maneira as experiências profissionais singularizam a disciplina Educação Física no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Vitória-ES e focou os espaços de interação nos quais ocorria um maior número de experiências produzidas pelos sujeitos profissionais. A aproximação com o problema e as interpretações fundamentaram-se na teoria da ação. Opta por uma metodologia de abordagem qualitativa, pelo estudo etnográfico e pela observação participante. Para tanto, utiliza, como instrumento de coleta de dados os diálogos estabelecidos com os profissionais, a observação de espaços-tempos de interação, a análise dos documentos produzidos pela escola. Os sujeitos da pesquisa foram: a diretora, as pedagogas, as professoras regentes e as professoras de Educação Física. Como resultado, identifica quatro categorias fundamentais. A Educação Física aparece como curinga, disciplina menor, centro das festividades e lugar de acirrada tensão entre profissionalização e desprofissionalização. A legitimidade da Educação Física na instituição advém não do reconhecimento de seus conteúdos, mas do potencial de suporte às demais disciplinas, seus conteúdos e organização institucional. As representações construídas em torno da Educação Física nessa escola não podem ser abstraídas do seu reconhecimento específico, fato que às veses parece passar despercebido pelos profissionais. Nesse jogo conflituoso, a Educação Física é significada ora de forma a ser valorizada, ora a ser desvalorizada. A desvalorização tende a perpassar o universo da escola enquanto que um certo significado de valorização da disciplina ocorreu em alguns momentos pontuais e , às vezes, frágeis.
The current study aims at understanding in what way professional experiences make Physical Education a singular subject in the school context. We developed the research at a city school in Vitória-ES. In this sense, we searched for interaction spaces in which there were a greater number of experiences made by professionals. The approximation with the problem and the interpretations were based on the action theory. We chose a methodology of qualitative approach for the ethnographic study and for the participant observation. For so, we used as an instrument of data collecting the dialogs established with the professionals, the observation of spaces/interaction time, the analysis of the documents produced by the school. The subjects of the research were: the School Principal, the pedagogical professionals, the class teachers and the Physical Education instructors. As a result, we found four fundamental categories. Physical Education appears as a joker, a smaller subject, the Center of festivities and a place of great tension between professionalization and non-professionalization. The legitimacy of Physical Education into the Institution comes not for the recognition of its contents, but for the potential of support to the other subjects, its content and institutional organization. The representations built around Physical Education in this school cannot be abstracted from its specific knowledge, a fact that sometimes may not be noticed by professionals. In this conflicting game, Physical Education is sometimes in a way to be valued, sometimes in a way to be devalued as this devaluation tends to move through the school universe and although there was a certain meaning of appreciation of the subject in some punctual moments, sometimes fragile ones have occurred
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4617
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