Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5232
Título: Bases biológicas para a produção sustentável do robalo peva (Centropomus parallelus. Poey, 1860) no litoral do Espírito Santo: aspectos genéticos e zootécnicos.
Autor(es): ARAUJO, R. S.
Orientador: PAIVA, S. R.
Data do documento: 13-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ARAUJO, R. S., Bases biológicas para a produção sustentável do robalo peva (Centropomus parallelus. Poey, 1860) no litoral do Espírito Santo: aspectos genéticos e zootécnicos.
Resumo: A piscicultura marinha sempre se apresentou extremamente promissora frente a extensão do litoral do Brasil. Contudo, para que isso se torne uma realidade estudos sistemáticos das espécies alvo tem de ser otimizados. Dessa, forma o presente trabalho contribuiu com informações tanto sobre os aspectos nutricionais bem como aspectos genéticos do robalo-peva Centropomus parallelus no litoral do Estado do Espírito Santo. Foram realizados quatro experimentos, na área de nutrição, em que foram avaliados os seguintes parâmetros nutricionais: (a) o grau de crescimento compensatório; (b) aplicação de diferentes granulometrias do pellet para ração experimental; (c) comparações entre rações comerciais e a experimental e, por fim; (d) o impacto do uso de Vitamina C e prebiótico sob o desenvolvimento da espécie. Os resultados obtidos comprovam a existência de crescimento compensatório da espécie em grau de compensação total e que a granulometria ideal do pellet da ração foi de 4 mm (P<0,05.). A ração INVE NRD e a Ração Experimental foram superiores para os índices de ganho de peso e taxa de crescimento específico (P<0,05). Entretanto, não foi observado diferenças significativas (P<0,05) para uso de aditivos na ração comercial. Para as análises genéticas, foram analisados 759pb do gene citocromo b em amostras de robalo em quatro estados da costa da brasileira. Os resultados obtidos indicam que não há grande estruturação genética entre populações estudadas (AMOVA 4, 59, p<0. 00098), contudo foi observado uma grande quantidade de haplótipos específicos em várias localidades mas em baixa frequência. Os resultados obtidos irão permitir uma otimização do sistema de produção dos animais bem como sugerem que amostras introduzidas de outros Estados não irão impactar os animais da costa do ES.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5232
Aparece nas coleções:PPGBT - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7555_Dissertacao_Rodrigo Araujo.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.