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Título: Atitudes do enfermeiro frente ao processo de enfermagem
Autor(es): Silva, Cristiane Rodrigues
Orientador: Fioresi, Mirian
Data do documento: 14-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Objetivos: Analisar a posição do enfermeiro frente ao Processo de Enfermagem em um hospital universitário. Método: Trata-se de um estudo transversal analítico. A amostra foi composta por 141 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada através do instrumento Posições sobre o Processo de Enfermagem (PPE). A pontuação total do PPE poderia variar entre 20 e 140. Os escores nos itens do PPE foram interpretados como: mais desfavoráveis (escore médio ≤ 4,5); favoráveis (escore médio de 4,6 a 5,4) e fortemente favoráveis (escore médio ≥ 5,5). Análise estatística: Estatística descritiva e associações, realizadas por meio do teste Qui-quadrado de Pearson. P< 0,05 foi considerado significante. Resultados: Os escores gerais variaram entre 73 e 138. O escore total médio do PPE foi de 113,29 (DP = 15,33). Os enfermeiros percebem o PE como significativo, valioso, positivo, inteligente, válido, significante, relevante, recompensador, conveniente, aceitável, bom e importante, demostrando, portanto, atitudes fortemente favoráveis ao PE. A pontuação obtida na análise dos itens que incorporam os adjetivos claro, agradável, forte, confortável, realista e facilitador apresentaram escores entre 4,6 e 5,4, logo, classificaram as posições dos enfermeiros frente a esses atributos como favoráveis ao PE. Somente na análise dos itens que incluem os adjetivos difícil e rotineiro o escore médio obtido foi ≤ 4,5, demonstrando atitudes mais desfavoráveis ao PE. Ainda, apresentar satisfação com a carreira, satisfação com o setor de trabalho, ter conhecimento prévio de diagnósticos de enfermagem são variáveis relacionadas às atitudes favoráveis frente ao PE. Conclusão: Este estudo permite concluir que os enfermeiros da instituição estudada possuem atitudes favoráveis ao PE. Ainda, as variáveis relacionadas às atitudes favoráveis são: apresentar satisfação com a carreira, satisfação com o setor de trabalho e ter conhecimento prévio de diagnósticos de enfermagem.
Objectives: To analyze the Nurse’s position on the Nursing Process (NP) at a University Hospital. Method: This is an analytical transversal study. The sample was composed of 141 Nurses. The data collection was done using the Positions on Nursing Process (PNP) tool. The total PNP score could vary between 20 and 140. The score on the different items of the PNP were interpreted as: most unfavorable (mean score ≤4.5); favorable (mean score 4.6-5.4); and strongly favorable (mean score ≤5.5). Statistical analysis: Descriptive statistics and associations, conducted by Pearson's chi-square test. P <0.05 was considered significant. Results: The general scores varied between 73 and 138. The PNP total mean score was 113.29 (SD=15.33). The Nurses perceive the NP as significant, valuable, positive, intelligent, valid, meaningful, relevant, rewarding, convenient, acceptable, good, and important; hence showing attitudes that are strongly favorable to the NP. The score obtained in the analysis of the items that incorporate the adjectives: clear, agreeable, strong, comfortable, realist, and enabling presented scores between 4.6 and 5.4; hence, these have classified the Nurses’ position on these attributes as favorable to the NP. Only the analysis of the items that include the adjectives difficult and routine rendered a mean score of ≤4.5, showing attitudes that are more unfavorable to the NP. Still, presenting no satisfaction with the career, satisfaction with the work station and having previous knowledge of the Nursing diagnoses are variables related to the attitudes that are favorable to the NP. Conclusion: This study allows us to conclude that the Nurses at the studied institution have favorable attitudes on the NP. The variables related to the favorable attitudes are: presenting satisfaction with the career, satisfaction with the work station and having previous knowledge of the Nursing diagnosis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5272
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