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dc.contributor.advisorVillaschi Filho, Arlindo-
dc.date.accessioned2016-12-23T14:00:35Z-
dc.date.available2013-12-10-
dc.date.available2016-12-23T14:00:35Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/5975-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectOrganização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicopor
dc.titleSistemas nacionais de inovação : formulações de políticas no âmbito da OCDE e do Brasilpor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc330-
dc.subject.br-rjbnInovações tecnológicas - Brasil-
dc.subject.br-rjbnCapacidade de aprendizagem-
dc.subject.br-rjbnAprendizagem-
dcterms.abstractThis thesis aims to analyse how Brazil has placed on its agenda the politics of science, technology and innovation in a systemic and interactive approach. Here it is used the theoretical approach of national innovation systems, in Aalborg tradition, which emphasizes: systemic policies conducted by the Nation-State, learning processes arising from interactions between agents, and is guided in idiosyncratic capacity learning to the different nations. This approach has found space to develop theoretically and empirically in the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), from 1980/90 decades, which is currently research reference on the subject. In this thesis, it is demonstrated how Brazil, over its process of economic development based on industrialization, from 1930 to 2000, has excluded policies that emphasize the interaction among agents in a national system of science, technology, innovation and learning, what is beyond the guidelines provided by the OECD. It is also evaluated the current plans, which attempt to engage with the guidelines of this international organization.eng
dcterms.abstractEsta dissertação tem o objetivo de analisar como o Brasil tem colocado em sua agenda as políticas de ciência, tecnologia e inovação em uma abordagem sistêmica e interativa. Utiliza-se da abordagem teórica de sistemas nacionais de inovação, na tradição de Aalborg, a qual ressalta: políticas sistêmicas conduzidas pelo Estado-Nação, processos de aprendizagem advindos de interações entre agentes, e é pautado em capacidades de aprendizagem idiossincráticas às diferentes nações. Esta abordagem encontrou espaço para se desenvolver teórica e empiricamente na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a partir das décadas de 1980/90, que atualmente é referência de pesquisa no tema. Nesta dissertação, demonstra-se como o Brasil, ao longo de seu processo de desenvolvimento econômico baseado na industrialização, 1930 a 2000, tem deixado de lado políticas que priorizam a interação entre agentes em um sistema nacional de ciência, tecnologia, inovação e aprendizagem, o que foge das orientações fornecidas pela OCDE. Também se avalia os atuais planos, os quais tentam se engajar com as orientações de tal organismo internacional.por
dcterms.creatorZingler, Karine Daiane-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2012-05-18-
dcterms.languageporpor
dcterms.subjectOCDEpor
dcterms.subjectTechnological Innovationeng
dcterms.subjectBrazileng
dcterms.subjectLearning Capabilitieseng
dcterms.subjectLearningeng
dcterms.subjectOrganization for Economic Co-operation and Developmenteng
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqTeoria Econômicapor
dc.publisher.courseMestrado em Economia-
dc.contributor.refereeFelipe, Ednilson Silva-
dc.contributor.refereeScatolin, Fabio Doria-
frapo.hasFundingAgencyCAPES-
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