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Título: Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisa-ação em processos de inclusão escolar : entre o agir comunicativo e o agir estratégico
Autor(es): Almeida, Mariangela Lima de
Orientador: Jesus, Denise Meyrelles de
Palavras-chave: Pesquisa-ação
Educação especial
Inclusão escolar
Produção acadêmica
Pressupostos habermasianos
Action research
Special education
School inclusion
Academic production
Habermasian presuppositions
Investigación
Acción
Educación especial
Inclusión escolar
Producción Académica
Presupuestos Habermasianos
Data do documento: 27-Abr-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALMEIDA, Mariangela Lima de. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisa-ação em processos de inclusão escolar : entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
Resumo: Investiga os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da pesquisa-ação utilizados na produção acadêmica, na área da Educação Especial/inclusão escolar. Analisa teses e dissertações defendidas, em âmbito nacional, no período de 1999 a março de 2008. Mapeia 45 estudos que se constituem no corpus de análise. Desenvolve-se a partir da pesquisa da pesquisa , tomando a análise epistemológica como perspectiva disparadora das discussões acerca dos aspectos implícitos e explícitos na dialética entre pergunta e resposta, nos estudos analisados. Como instrumento de organização dos textos, utiliza o quadro esquemático inspirado nos princípios do esquema paradigmático. Como perspectiva teórico-metodológica, fundamenta-se nos pressupostos Teoria da Ação Comunicativa elaborados, por Jürgen Habermas com o objetivo de compreender e analisar os pressupostos e saberes da pesquisa-ação assumidos nos estudos e o modo como são empregados pelos autores. Constrói diálogos baseados em processos argumentativos entre os autores-pesquisadores, na busca por entendimentos e acordos. Observa mediante o estado da arte, que a abordagem metodológica da pesquisa-ação é incorporada a um número expressivo de estudos na perspectiva da inclusão escolar que problematiza, sobretudo, a formação continuada de professores e a prática docente. Faz emergir do diálogo entre os autores-pesquisadores os argumentos teórico-metodológicos para a pesquisa-ação: as relações entre autores (pesquisadores) e atores (participantes do contexto), os papéis atribuídos a esses sujeitos, a constituição do problema de pesquisa, a dinâmica da pesquisa-ação e a diáletica entre compreensão e transformação da realidade. Através da discussão entre os autores, revela que esses pressupostos são utilizados de diferentes formas durante os momentos da pesquisa, devido aos diferentes modos de esses autores conceberem a ação, na processualidade da pesquisa-ação. Evidencia que, quando as ações são conduzidas pelo agir comunicativo, há busca por entendimentos mútuos, que podem evoluir para acordos normativos pela via de uma intersubjetividade partilhada. Nesse caso, o processo de pesquisa-ação é conduzido pela autorreflexão crítica e colaborativa. Em outra perspectiva, quando as ações são guiadas pelo agir estratégico, são conduzidas com base em interesses individuais que se materializam em planos de intervenção com foco em resultados predefinidos. Constata que, na primeira perspectiva as mudanças ocorridas se iniciam em processo e tendem a transcender o imediato, atingindo o âmbito sociopolítico, e , na segunda perspectiva, as mudanças tendem a ser imediatas e pragmáticas. Possibilita considerar que, na área de Educação Especial, na perspectiva da inclusão escolar, a pesquisa-ação contribui, sobretudo, para a viabilidade de um trabalho colaborativo e coletivo no contexto escolar. Para efeito de análises futuras, mostra a importância da construção de conhecimentos a partir de reflexões e ações com o outro, com vistas a compreender os meandros do processo de pesquisa
This study investigates the theoretical-methodological and epistemological presuppositions of the action research used in academic production in the field of Special Education/school inclusion. It analyzes the theses and dissertations defended all over the country in the period between 1999 and March 2008. It maps 45 studies that constitute the analysis corpus. This study is developed from the idea of research on research , using epistemological analysis as a trigger for discussions about the implicit and explicit aspects in the dialectics between question and response in the studies analyzed. The scheme chart inspired on the principles of paradigmatic scheme was used as an instrument to organize the texts. From a theoretical-methodological perspective, the study is based on the Theory of Communicative Action created by Jürgen Habermas in order to understand and analyze the presuppositions and knowledge of the action research assumed in the study, as well as the way they are approached by the authors. It builds dialogues based on argumentation between authors and researchers so as to achieve agreement and understanding. It observes that the methodological approach of the action research is incorporated into a significant number of studies from the perspective of school inclusion that mainly problematizes the continuing education of teachers and the teaching practice. It makes the theoretical-methodological arguments for the action research emerge from the dialogue between the authors and researchers: the relationship between authors (researchers) and actors (context participants); the roles attributed to these subjects; the constitution of the research question; the action research dynamics; and the dialectics between the understanding and transformation of reality. Through discussions among the authors, the study reveals that these presuppositions are used in different ways during the investigation, because of the different ways in which these authors conceive action in the action research process. It shows that, when the actions are carried out through communicative acting, there is a search for mutual understanding that can evolve into normative agreements by means of shared intersubjectivity. In this case, the action research process is carried out through critical and collaborative self-reflection. From a different perspective, when the actions are guided by the strategic acting, they are carried out based on individual interests materialized at intervention levels which focus on predefined results. The study verifies that, from the first perspective, the occurring changes begin as a process and tend to transcend immediacy, achieving the socio-political sphere. From the second perspective, the changes tend to be immediate and pragmatic. It is possible to consider that, in the Special Education field and from the school inclusion perspective, action research contributes mainly to a feasible collaborative and collective work in the school context. As far as future analyses are concerned, the study shows the importance of constructing knowledge based on reflections and actions with the other so as to understand the path of the research process
Estudia los presupuestos teórico-metodológicos y epistemológicos de la investigación y acción utilizadas en la producción académica, en las áreas de Educación Especial e Inclusión Escolar. Analiza tesis y disertaciones defendidas, en el ámbito nacional, durante el período que va desde 1999 hasta marzo de 2008. Muestra 45 estudios que constituyen el corpus de análisis. Se desarrolla a partir de la “investigación de la investigación”, tomando el análisis epis temológico como perspectiva generadora de los intercambios sobre los aspectos implícitos y explícitos de la dialéctica entre pregunta y respuesta, en los estudios analizados. Como instrumento de organización de los textos, utiliza el cuadro esquemático inspirado en los principios del esquema paradigmático. Como perspectiva teórico -metodológica, se basa en los presupuestos de la Teoría de la Acción Comunicativa elaborados, por Jürgen Habermas con el objetivo de comprender y analizar los presupuestos y conocimientos de la investigación y acción asumidos en los estudios y el modo como los autores los usan. Construye diálogos basados en procesos argumentativos entre los autores-investigadores, en la búsqueda de entendimientos y acuerdos. Observa actualmente, que el enfoque metodológico de la investigación y acción se incorpora a un gran número de estudios relativos a la inclusión escolar que problematiza, especialmente, la formación continua de profesores y la práctica docente. Hace surgir del diálogo entre los autores-investigadores los argumentos teórico metodológicos que servirán de base a la investigación y a la acción: las relaciones entre los autores (investigadores) y actores (participantes en el contexto), las funciones que les son atribuidas, la constituc ión del problema de investigación, la dinámica de la investigación y de la acción y la dialéctica entre comprensión y transformación de la realidad. A través de la discusión entre los autores, se revela que tales presupuestos son utilizados de diferentes maneras durante los diversos momentos de la investigación, debido a las distintas concepciones de acción de los autores y del proceso propio de la investigación. Se hace evidente que, cuando las acciones son guiadas por el proceso comunicativo, se produce una búsqueda de entendimientos mutuos, que pueden evolucionar hacia acuerdos normativos por la vía de una intersubjetividad compartida. En dicho caso, el proceso de investigación y de acción es guiado por la reflexión crítica y colaborativa. En otra perspectiva, cuando las acciones son guiadas por un proceso estratégico, ellas son conducidas con base en intereses individuales que se tornan reales en planos de intervención enfocados en resultados predefinidos. Constata que, en la primera perspectiva los cambios ocurridos se inician con un proceso y tienden a trascender lo inmediato, alcanzando el ámbito sociopolítico, y, en la segunda perspectiva, lo s cambios tienden a ser inmediatos y pragmáticos. Permite considerar que, en el área de la Educación Especial, en una perspectiva de inclusión escolar, la investigación y la acción contribuyen, especialmente, para la viabilidad de un trabajo colaborativo y colectivo en el contexto escolar. Para efecto de análisis futuros, muestra la importancia de la construcción de conocimientos a partir de reflexiones y acciones llevadas a cabo con el otro, con el objeto de comprender los meandros del proceso de investigación.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6092
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