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Título: O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada
Título(s) alternativo(s): The non-place of teachers in the "between spaces" of continuing formation
Autor(es): Carvalho, Janete Magalhães
Palavras-chave: Professores
Educação continuada
Espaços-tempos
Comunidades compartilhadas
Teachers
Continuing education
Space-times
Shared communities
Data do documento: Jan-2005
Citação: CARVALHO, Janete Magalhães. O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 28, p. 96-107, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a08n28.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011.
Resumo: O artigo faz uma análise dos sistemas de representação de professores, delegados eleitos para participarem do GT — Formação e Valorização do Magistério, por ocasião da realização do Seminário Estadual de Política Educacional do Espírito Santo, sobre os processos de formação continuada desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Utiliza como referencial de análise as categorias de não-lugar, lugar, espaços-tempos e comunidades compartilhadas, a partir das obras de Lefebvre (1983), Augé (1994), Certeau (2001) e Santos (2000), dentre outros. Trabalha com metodologia baseada em coleta de dados por meio de questionário composto de questões abertas e fechadas. Aponta como resultado que o sistema de representação de professores enuncia a necessidade de instauração de processos de formação continuada voltados para a "utópica" de constituição de um coletivo escolar que supere, por meio de comunidades compartilhadas, o não-lugar por eles ocupado até então.
ABSTRACT This article analyses the systems of representation of teachers, elected to participate as delegates in the Working Group on Teacher Formation and Valorisation during the Seminar on Educational Policy held in the State of Espírito Santo, to discuss the processes of continuing formation developed by the State Secretariat of Education. It uses in its analytical framework the categories of non-place, place, space-times and shared communities, based on works of Lefebvre (1983), Augé (1994), Certeau (2001), and Santos (2000), among others. The methodology is based on data collection by means of questionnaires including open and closed questions. The results indicate that the teachers' system of representation points to the need to install processes of continuing formation directed towards the "utopia" of constituting a school collective that surpasses, by means of shared communities, the non-place occupied by the teachers up until now.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/622
ISSN: 1413-2478
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