Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6384
Título: Avaliação e melhoria de processos de software: conceituação e definição de um processo para apoiar a sua automatização
Autor(es): Moro, Rodrigo Dal
Orientador: Falbo, Ricardo de Almeida
Palavras-chave: Processos de Software
Avaliação e Melhoria de Processos de Software
Ontologias
Ontologia de Qualidade de Software
Ambientes de Desenvolvimento de Software
Software Process
Software Process Improvement and Assessment
Ontologies
Software Quality Ontology
Software Engineering Environments
Data do documento: 16-Jul-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MORO, Rodrigo Dal. Avaliação e melhoria de processos de software: conceituação e definição de um processo para apoiar a sua automatização. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
Resumo: Given the complexity of the Software Process Improvement and Assessment (SPIA) process and its strong inter-relationship with other processes in the software life cycle, we must provide automated support for it. To help identifying functional requirements, we define a SPIA process adherent to MPS.BR quality model, with the goal of guiding the establishment of tools functionalities that are able to support a quality SPIA process. To establish a consensual vision of the SPIA area to be used as a basic conceptual model, we developed an ontology of software quality with a focus on SPIA. Finally, based on the ontology and the SPIA process defined, we developed two tools: AvaliaODE, responsible for supporting software products and process evaluation, and MelhoriaODE, responsible for supporting software process improvement. This work is inserted in the context of ODE Project, a process-centered software engineering environment that is developed based on ontologies. It aims to define a conceptual basis for automating the SPIA process.
Dada a complexidade do processo de Avaliação e Melhoria de Processos de Software (AMP) e a sua forte inter-relação com outros processos do ciclo de vida de software, é preciso prover apoio automatizado para ele. Para ajudar a identificar requisitos funcionais, definiu-se um processo de AMP aderente ao MPS.BR, com o objetivo de guiar o estabelecimento de funcionalidades das ferramentas capazes de apoiar um processo de AMP de qualidade. Para estabelecer uma visão consensual sobre o domínio de AMP, a ser usada como modelo conceitual base, foi desenvolvida uma ontologia de qualidade de software com foco em AMP. Por fim, tomando por base a ontologia e o processo de AMP definidos, foram desenvolvidas duas ferramentas: AvaliaODE, responsável pelo apoio à avaliação de processos e produtos de software, e MelhoriaODE, responsável pelo apoio à melhoria de processos de software. Este trabalho está inserido no contexto do Projeto ODE, um ambiente de desenvolvimento de software centrado em processo e baseado em ontologias, e tem por objetivo a definição de uma base conceitual para apoiar a automatização do processo de Avaliação e Melhoria de Processos de Software.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6384
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Rodrigo Dal Moro.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.