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dc.contributor.advisorSilva Junior, Annor da-
dc.creatorSpalenza, André Sarmento-
dc.date.accessioned2017-07-04T13:27:56Z-
dc.date.available2017-07-06T06:00:08Z-
dc.date.issued2016-03-23-
dc.date.submitted2016-03-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/6805-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the strategy anchored in the Resource Based View (RBV) articulates the internal and external factors for the achievement of profitability and sustainability. From the perspective of RBV, it is understood that internal resources are the main source of competitive advantage and profitability of an organization. For sustainability, it is understood that is the equal treatment of economic growth, environmental preservation and social development. The study was performed by a qualitative approach, in a interpretive bias, through a single case analysis. Data were collected through data triangulation method, which in this case was composed of: documentary research, interviews and observation. The documentary research is the investigation of documents, such as site licenses, annual reports, among others. The interview was in-depth and semi-structured, and the interviewed were members of the organization who occupied decision-making positions. The observation was unsystematic and non-participant. The data were analyzed using content analysis. The main results were the establishment of four types of strategies: innovation, image, differentiation and diversification. These strategies articulate internal and external elements for the formation of the core competencies of the organization, that provides to the organization competitive advantage. The positive relationship between profitability and sustainability was not found, instead was found a relationship between profitability and corporate social responsibility. This research have as limitation the fact of the study only researchs one organization, beeing not possible to analyze other different sectors instead of the sustainability one.por
dc.description.sponsorshipFAPESpor
dc.format.mediumtexteng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectLucrospor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectRecursos administrativospor
dc.titleEstratégia baseada em recursos para o alcance da lucratividade e sustentabilidade : um estudo de casopor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc65por
dc.contributor.memberAraújo, Bruno Felix Von Borell de-
dc.contributor.memberSilva, Alfredo Rodrigues Leite da-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar como as ações gerenciais articulam fatores internos e externos relacionados com a lucratividade e sustentabilidade no contexto de um aterro sanitário. Para tanto se utiliza da ótica da VBR, em que se entende que os recursos internos são a principal fonte geradora da vantagem competitiva e da lucratividade em uma organização. Por sustentabilidade, entendese que é o tratamento igualitário do crescimento econômico, preservação ambiental e desenvolvimento social. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, através de análise de caso único. Os dados foram coletados através do método de triangulação de dados, que neste caso foi composto por: pesquisa documental, entrevistas e observação. A pesquisa documental consiste na averiguação de documentos, tais como o site, licenças, relatórios anuais, dentre outros. A entrevista foi em profundidade e semiestruturada, sendo os entrevistados membros da organização que ocupam cargos de decisão. A observação foi assistemática não participante. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados foram a implantação de quatro tipos de estratégias, sendo elas: inovação, imagem, diferenciação e diversificação. Estas estratégias articulam elementos internos e externos para a formação das competências essenciais da organização, que conferem a esta vantagem competitiva. A relação positiva entre lucratividade e sustentabilidade não foi encontrada, mas sim a relação entre lucratividade e responsabilidade social corporativa. O trabalho teve como limitação o fato de estudar apenas uma organização, não sendo possível a análise de outras de setores diferentes do de sustentabilidade.por
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqAdministração de Empresaspor
dc.publisher.courseMestrado em Administração-
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