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Título: Cartografando a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó capixaba/ES
Autor(es): Bregonci, Aline de Menezes
Orientador: Jesus, Denise Meyrelles de
Data do documento: 19-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente trabalho dedicou-se a cartografar a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó Capixaba/ES, procurando identificar e problematizar as políticas e práticas da Educação Especial envolvendo este público nas escolas locais inclusivas/bilíngues. Para desenvolver esta pesquisa, realizamos uma cartografia simbólica, considerando as categorias escala, projeção e símbolo/simbolização a partir da abordagem das Epistemologias do Sul na perspectiva teórica de Boaventura de Sousa Santos, elaborando reflexões com base na sociologia das ausências, sociologia das emergências e do trabalho de tradução, com a intenção de criar zonas de inteligibilidade mútua. Nessa direção, produzimos uma cartografia literária e documental; analisamos as políticas locais/regionais da rede estadual e das redes municipais quanto a educação das pessoas surdas, deficientes auditivas e surdocegas; mapeamos as escolas que possuem estudantes surdos, com deficiência auditiva e surdocegueira nos diferentes municípios que compõe a região e procuramos conhecer a trajetória desses estudantes mais de perto em dois municípios. Os resultados encontrados mostram que a produção sobre esta temática no estado do Espírito Santo é recente e que a legislação tem se materializado de diferentes formas nos municípios do Caparaó/ES. Outro ponto éque os números do censo são preocupantes, pois se considerarmos o número de pessoas com deficiência no Brasil, dentre elas os surdos, deficientes auditivos e surdocegos, temos muitas pessoas fora da escola. Contudo, apesar de todas as dificuldades encontradas por ser uma região não-hegemônica, o que tem sido desenvolvido pelos professores especialistas, intérpretes de Educacionais e Instrutores Surdos na região do Caparaó Capixaba/ES, nos mostra uma grande potência que emerge das práticas educativas-escolares.
The present work aimed to map the education of the deaf, hearing impaired and deafblind in the region of Caparaó Capixaba/ES, seeking to identify and problematize the policies and practices of Special Education involving this audience at local inclusive/bilingual schools. In order to develop this research, we performed a symbolic cartography, considering the categories scale, projection and symbol/symbolization from Boaventura de Sousa Santos' theoretical approach Epistemologies of the South; hence, elaborating reflections based on the sociology of absences, sociology of emergencies, and on the translation work, with the intention of creating zones of mutual intelligibility. In this direction, we produced a literary and documentary cartography; we analyzed the local/regional policies of the state and municipal networks regarding the education of the deaf, hearing impaired and deafblind people; we mapped the schools that have deaf, hearing impaired and deafblind students in the different municipalities in the region and tried to understand more closely the path of these students in two municipalities. The results show that the production on this subject in the state of Espírito Santo is recent and that the legislation has materialized in different ways in the municipalities of Caparaó/ES. Another point is that the census numbers are worrisome, because if the number of people with disabilities in Brazil is considered, including the deaf, the hearing impaired and the deafblind, there are still too many people out of school. However, despite all the difficulties encountered for it being a non-hegemonic region, what has been developed by specialist teachers, educacional interpreters, and deaf instructors shows us a great power that emerges from the school-educational practices.
El presente trabajo se dedicó a cartografiar la educación de sordos, deficientes auditivos y sordociegos en la región del Caparaó Capixaba/ES, buscando identificar y problematizar las política y prácticas de la Educación Especial involucrando este público en las escuelas locales inclusivas/biligues. Para desarrollar esta investigación, realizamos una catografia simbólica, considerando las categorias escala, proyección y símbolo/simbolización a partir del abordaje de las Epistemologias del Sur en la perspectiva teórica de Boaventura de Sousa Santos, elaborando reflexiones basadas en la sociologia de las ausencias, sociología de las emergencias y del trabajo de traducción, con la intención de crear zonas de inteligibilidad mutua. En esa dirección, producimos una cartografia literaria y documental; analizamos las políticas locales/regionales de la red estadual y de las redes municipales en cuanto a la educación de las personas sordas, deficientes auditivas y sordociegas; mapeamos las escuelas que poseen estudiantes sordos, con deficiencia auditiva y sordocieguera en los diferentes municipios que componen la región e intentamos conocer la trayectoria de esos estudiantes de manera más cercana en dos municipios. Los resultados encontrados muestran que la producción de esta tematica en el estado del Espírito Santo es reciente y que la legislación se tiene materializado de diferentes formas en los municipios del Caparaó/ES. Otro punto a destacar es que los números del censo son preocupantes, si consideramos el número de personas con discapacidad en Brasil, entre ellas los sordos, deficientes auditivos y sordociegos, tenemos muchas personas excluídas de la escuela. Sin embargo, pese a todas las dificultades encontradas por ser una región no homogénea, algo que se viene desarrollando por profesores especializados, intérpretes de Educacionales e Intructores Sordos, nos muestra una gran potencia que emerge de las prácticas educativas-escolares.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6843
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