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dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Z. C. C.
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:26Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T21:36:26Z-
dc.identifier.citationFIGUEIRA, J. E., OBJETIVAÇÃO DE UM CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDOpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7243-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleOBJETIVAÇÃO DE UM CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDOpor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberNEIRA, M. G.
dc.contributor.memberFONTE, S. S. D.
dcterms.abstractO presente estudo busca compreender a construção diária de um currículo de Educação Física, analisando os referenciais e documentos teórico-metodológicos com os quais um professor participante ativo de um processo de revisão curricular lida/mobiliza em seu dia a dia para a objetivação do currículo em ação, quais os condicionantes externos e internos influenciaram as escolhas e as formas desse sujeito perceber, explicar e descrever a organização e o trato pedagógico conferido aos conteúdos desse componente curricular no seu contexto educacional de trabalho. Referencia suas análises numa abordagem sociológica sobre a construção do currículo de Educação Física e opta pela perspectiva qualitativa, apoiando-se na etnometodologia. Utiliza a abordagem interpretativa, exprimindo um caminho metodológico que confere centralidade às ações do sujeito no processo investigado. Os instrumentos de coleta de dados foram: a observação de caráter participante, as entrevistas e a análise de documentos. Investiga os espaços de discussão coletiva, a sistematização dos documentos, as propostas, as ações e as aulas da professora colaboradora. Constata a influência de condicionantes externos e internos que tanto, potencializam a autoria e autonomia da professora colaboradora na construção diária do currículo vivido de Educação Física, quanto geram tensões, lutas e conflitos. As análises evidenciam que as escolhas da professora na construção do projeto pedagógico para á área de Educação Física pautam-se numa perspectiva que considera as vivências e experiências dos alunos, bem como a realidade da comunidade onde atua.por
dcterms.creatorFIGUEIRA, J. E.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2013-04-24
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

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