Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7245
Title: NARRATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO: RELAÇÃO COM OS SABERES COMPARTILHADOS POR ALUNOS E ALUNAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dcterms.creator: SANTOS, V. F.
metadata.dcterms.issued: 14-Jun-2013
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: O trabalho caracteriza-se por ser um estudo de abordagem quanti-qualitativa. O pressuposto teórico-metodológico utilizado é o da narrativa autobiográfica e se constituirá sob uma perspectiva histórica. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de alunos e alunas em relação aos saberes compartilhados nas aulas de Educação Física, durante o período de escolarização. Para tanto, analisamos as narrativas de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da Serra, para resgatar suas experiências com a disciplina durante a sua vida escolar. Trouxemos como principais interlocutores o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, com Bernard Charlot e seus estudos sobre a relação com o saber e Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da história. Os resultados mostraram que a relação com o saber e as identidades criadas para a Educação Física estão imbricadas em movimento histórico, tensionados pela lógica escolar e pelas experiências dos estudantes, o que resulta na perda do seu interesse nas aulas de Educação Física ao decorrer do processo de escolarização.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7245
Appears in Collections:PPGEF - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_6559_Veronica Freitas dos Santos.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.