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http://repositorio.ufes.br/handle/10/7284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELLO, A. S. | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T21:36:33Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01 | |
dc.date.available | 2018-08-01T21:36:33Z | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, L. C., "Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a EI" | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufes.br/handle/10/7284 | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | por |
dc.title | "Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a EI" | por |
dc.type | masterThesis | en |
dc.contributor.member | NOFFS, N. A. | |
dc.contributor.member | SANTOS, W. | |
dc.contributor.member | FERREIRA NETO, A. | |
dcterms.abstract | Esta dissertação tem por objeto de estudo a síntese integradora de pesquisas que utilizam a Sociologia da Infância e/ou os Estudos com o Cotidiano como referenciais epistemológico e teórico-metodológico para a intervenção da Educação Física com a educação infantil. Esses referenciais, nas pesquisas analisadas, buscam compreender as crianças como sujeito de direitos, praticantes do cotidiano, produtoras de cultura e protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem empreendidos pela escola. O objetivo central é analisar essas pesquisas em um quadro interpretativo mais amplo, formulando sínteses integradoras que possibilitem construir uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a educação infantil. Para tanto, adota a Metassíntese Qualitativa (MQ) como pressuposto metodológico. A MQ busca fortalecer o papel dos estudos qualitativos, ampliando as traduções interpretativas dos textos analisados. Utiliza como fonte treze estudos publicados em forma de tese, dissertação, artigo e capítulo de livro que dialogam com a Sociologia da Infância e/ou com os Estudos com o Cotidiano. Adota a Análise de Conteúdo no processo de interpretação dos dados abordados nas dimensões contextual e temática. Em relação à dimensão contextual, realiza análises bibliométricas dos textos. Quanto à dimensão temática, estabelece quatro eixos de reflexão: concepção de criança, conteúdo de ensino, metodologia e avaliação. Com base na interpretação desses eixos, propõe uma síntese integradora para a constituição de uma perspectiva pedagógica não sistematizada para a intervenção da Educação Física com a educação infantil, que considera a centralidade das crianças nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por essa área do conhecimento. | por |
dcterms.creator | ASSIS, L. C. | |
dcterms.format | application/pdf | por |
dcterms.issued | 2015-05-29 | |
dcterms.subject | Sociologia da Infância | por |
dcterms.subject | Estudos com o Cotidiano | por |
dcterms.subject | Metassíntes | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFES | por |
dc.publisher.course | Mestrado em Educação Física | por |
Aparece nas coleções: | PPGEF - Dissertações de mestrado |
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