Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7490
Título: Perturbações cosmológicas de origens quântica e clássica: oscilações no espectro de potência e o condensado de Bose-Einstein.
Autor(es): FREITAS, R. C.
Orientador: GONCALVES, S. V. B.
Palavras-chave: Inflação
perturbação quântica
campo escalar
matéria escura
Data do documento: 24-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FREITAS, R. C., Perturbações cosmológicas de origens quântica e clássica: oscilações no espectro de potência e o condensado de Bose-Einstein.
Resumo: Perturbações relativísticas de origem quântica no universo primordial são as "sementes" que evoluíram nas estruturas em grandes escalas através de instabilidades gravitacionais clássicas. Nós estudamos o formalismo invariante de calibre para as perturbações cosmológicas, aplicamos em um modelo inflacionário com dois campos onde um destes campos sofre um ganho de massa, que provoca uma guinada abrupta na trajetória dos campos, resultando em oscilações no espectro de potência primordial com amplitudes limitadas pelos dados observacionais. Estudamos também a formação de estruturas em um modelo onde a matéria escura é descrita por partículas que sofre uma condensação de Bose-Einstein.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7490
Aparece nas coleções:PPGFIS - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8252_Tese final Rodolfo Camargo de Freitas20141114-121230.pdf3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.