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http://repositorio.ufes.br/handle/10/7528
Título: | A Construção de Conhecimentos Científicos nas Aulas de Física Utilizando Atividades Investigativas |
Autor(es): | SILVA JUNIOR, J. M. |
Orientador: | COELHO, G. R. |
Palavras-chave: | Ensino por Investigação Efeito Foto Elétrico aprendizagem |
Data do documento: | 18-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citação: | SILVA JUNIOR, J. M., A Construção de Conhecimentos Científicos nas Aulas de Física Utilizando Atividades Investigativas |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos uma proposta para o ensino de Física Moderna, especificamente do Efeito Fotoelétrico, em uma perspectiva investigativa de ensino, desenvolvida durante o final do segundo semestre do ano de 2014, em duas turmas, com um total de 58 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação (IFES)-campus Colatina, Espírito Santo (ES). O estudo, de natureza qualitativa, tem como principal motivo de pesquisa a análise do processo de construção do conhecimento científico em aulas de Física, fundamentadas na perspectiva investigativa de ensino. A metodologia e os recursos utilizados são embasados na teoria do ensino por investigação e na teoria sócio-cultural de Vigotski, que tem como ponto de importante as relações sociais estabelecidas pelos alunos e o seu papel na construção do seu aprendizado. Construímos uma Unidade Investigativa de Ensino com atividades englobam questões abertas, simulação computacional e demonstração investigativa. A coleta de dados processou-se durante a realização das atividades pelos alunos, de suas produções escritas e orais, sendo algumas aulas gravadas em áudio e vídeo para investigar o desenvolvimento das atividades. Utilizamos as gravações em áudio e vídeo para analisarmos como ocorreu a construção do conhecimento científico e as aprendizagens procedimental e atitudinal dos estudantes. Os resultados apontam a difícil mudança nas atitudes tanto dos estudantes (troca de ideias, participação nas atividades, trabalho colaborativo) quanto nas minhas atitudes enquanto professor-investigador. A análise das mudanças de atitudes dos estudantes estão relacionadas com o modo de aprender, quando questionam, pesquisam e buscam hipóteses para solucionar problemas concretos. O balanço feito é que no processo de construção do conhecimento científico ficou claro que a mudança do conceito cotidiano ou espontâneo para o científico não se dá de forma rápida, pois os alunos trazem consigo suas relações sociais e culturas para o seu discurso, mas as atividades desenvolvidas mostram bom potencial para orientar essa mudança gradual. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/7528 |
Aparece nas coleções: | PPGENFIS - Dissertações de mestrado |
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