Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7553
Title: O Laboratório de Ensino de Matemática nas Práticas do 4º Ciclo do Ensino Fundamental
metadata.dcterms.creator: BERMUDES, F. P. B.
metadata.dcterms.issued: 4-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: Nem sempre a matemática é vista com bons olhos pelos alunos do Ensino Fundamental. Na realidade, o que temos observado na prática, é que toda turma que conhecemos apresenta um grupo significativo de alunos com preconceitos e resistência a respeito do que acreditam ser a matemática. Isso tem motivado algumas reflexões, alguns estudos e algumas experiências de vários autores e professores a cerca do ensino. Dentre elas, destacam-se as práxis de laboratório para o ensino da matemática. Em particular, pretendo abordar as práticas de laboratório de Matemática para o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, o chamado 4º ciclo, principalmente pela disponibilidade do material humano (alunos/turmas de 8º e 9º ano) a quem tenho tido por anos a oportunidade de lecionar. Como paralelo ao trabalho que venho propor está o livro didático que temos adotado nos últimos anos, Matemática Bianchini de Edwaldo Bianchini; ele será minha referência ao propor as práticas complementares em Laboratório nos quatro grandes eixos de estudo da Matemática do Ensino Fundamental: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. Frente a tal desafio, foram utilizados, como referencial teórico, Mendes, Almeida, Lachinni, Polya, os Parâmetros Curriculares Nacionais entre outros, complementando-se com uma literatura digital publicada na internet em forma de artigos, monografias, etc.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7553
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_7666_Lab-4ciclo-capa.pdf47.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.