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Título: A percepção dos cirurgiões-dentistas da atenção básica sobre a política nacional de educação permanente implementada na grande Vitória-ES
Autor(es): Goulart, Wagner Scherrer Lemgruber
Orientador: Santos Neto, Edson Theodoro dos
Coorientador: Esposti, Carolina Dutra Degli
Palavras-chave: Política de Saúde
Educação Permanente
Odontologia
Atenção básica
Data do documento: 29-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GOULART, Wagner Scherrer Lemgruber. A percepção dos cirurgiões-dentistas da atenção básica sobre a política nacional de educação permanente implementada na grande Vitória-ES. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Clínica Odontológica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde.
Resumo: Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS) visa à transformação do trabalho na área da saúde, estimulando a atuação crítica, reflexiva, compromissada e tecnicamente efetiva dos profissionais, além do respeito às características regionais e às necessidades específicas de formação dos trabalhadores. Objetivo: Analisar a percepção dos cirurgiões-dentistas e dos coordenadores municipais de saúde bucal sobre a PNEPS implementada para as equipes de saúde bucal da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), Espírito Santo (ES), que atuaram na atenção básica, entre os anos de 2007 a 2012. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja construção dos dados se deu a partir de um grupo focal, com profissionais da RMGV-ES, que permitiu a análise das percepções dos sujeitos da pesquisa: três coordenadores municipais de saúde bucal e sete cirurgiões-dentistas, que debateram sobre a PNEPS implementada na RMGV-ES, a partir de um roteiro-guia semi-estruturado. A discussão do grupo focal foi gravada, transcrita e foi submetida a uma análise de conteúdo temática. Resultados: A análise dos dados permitiu revelar sinais ou pistas que puderam subsidiar a discussão dos fatores intervenientes a PNEPS implementada na RMGV-ES, apontando as estratégias realizadas e a organização inicial, bem como, fatores que a facilitaram ou a dificultaram. Percebeu-se a relevância dessa macropolítica para transformar e qualificar as práticas dos trabalhadores em saúde e o efeito da micropolítica no processo de trabalho das equipes de saúde bucal. Contudo, persistem barreiras a serem enfrentadas no processo formador, na gestão, no processo de trabalho clínico-técnico e no controle social. Conclusão: Há necessidade de contemplar modelos de aprendizagem que contribuam para um desenvolvimento dos cirurgiões-dentistas capaz de proporcionar mudanças nas práticas e nos processos de trabalho em saúde, com vistas à sua reorganização e fortalecimento, o que será possível, com valorização da PNEPS.
Introduction: The National Policy of Continuing Education in Healthcare (PNEPS) aims at the transformation of work in healthcare, stimulating critical, reflexive, committed and technically effective action of professionals understanding regional characteristics and the specific training needs of workers. Objective: Analyze the results and consequences of the implementation of PNEPS for oral health teams of the Great Vitoria Metropolitan Area (RMGV), Espirito Santo (ES) State in Brazil, who worked in primary care, among years 2007 to 2012, according to dentists and local coordinators of oral health. Methods: This is a qualitative research, which the data was formed by a focus group with professionals working in RMGV-ES, providing the evaluation of the research participants impressions: three local oral health coordinators and seven dentists, who discussed the PNEPS implemented in RMGVES, a semi-structured questionnaire. The discussion of the focus group was recorded, transcribed and was subjected to content analysis. Results: Data analysis revealed signs or clues that could support the discussion of the factors involving PNEPS implementation in RMGV-ES, pointing out the strategies undertaken and the initial organization, as well positive or negative factors. The relevance of this macropolicy was noticed as a tool to transform and qualify health workers practices and the effect of micropolicy in the work process of oral health teams was also noticed. However, some barriers remain and they have to be overcome in the forming process, the management, the clinical and technical work process and the social control. Conclusion: There is need to address learning models that contribute to improve dentists development and at the same time can provide changes in practices and health work processes, with its reorganization and strengthening, which will be possible through the PNEPS improvement.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8208
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