Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8337
Título: Avaliação da Prevalência de Sintomas de Ansiedade Associados ao Trabalho dos Peritos Médicos da Previdência Social no Espírito Santo, Brasil.
Autor(es): MARCHIORI, J. G. T.
Orientador: SARAIVA, F. P.
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MARCHIORI, J. G. T., Avaliação da Prevalência de Sintomas de Ansiedade Associados ao Trabalho dos Peritos Médicos da Previdência Social no Espírito Santo, Brasil.
Resumo: O ato médico-pericial no âmbito da Previdência Social brasileira consiste na avaliação médica do periciando, com vistas à emissão de parecer conclusivo quanto à capacidade para o trabalho e caracterização de invalidez para fins previdenciários e assistenciais. As decisões periciais convergem, inevitavelmente, para dois opostos: a concessão ou o indeferimento. O indeferimento denota contrariedade aos interesses do requerente, que pode projetar seu desapontamento e insatisfação contra a figura do perito, expondo-o a situações potencialmente estressantes. O presente estudo objetiva comparar a presença e intensidade do estresse ocupacional entre os Peritos Médicos Previdenciários e médicos peritos de outras carreiras públicas. Pretende ainda subsidiar mudanças organizacionais que visem à redução do estresse decorrente da atividade pericial. A avaliação dos participantes se fez por meio de questionário específico, validado previamente, do que restou comprovada, de modo contundente e alarmante, a maior prevalência de estresse e insatisfação relacionada a aspectos ocupacionais entre os peritos da previdência, culminando, em muitos casos, com reconhecimento de esgotamento emocional, característicos da Síndrome de Burnout. Termos-Chave: Estresse Ocupacional, Peritos Médicos Previdenciários, Estresse em Médicos, Síndrome de Burnout
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8337
Aparece nas coleções:PPGMED - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12315_Dissertação Mestrado Diploma.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.