Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPORTO, P. S. S.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:28:23Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:28:23Z-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, K. G. R., O café como tema gerador para oficina de ensino de Químicapor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8396-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleO café como tema gerador para oficina de ensino de Químicapor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberMANCINI, K. C.
dc.contributor.memberMOURA, P. R. G.
dc.contributor.memberCRISTOFOLETI, R.C.
dcterms.abstractA sociedade, ao longo dos anos, tem vivido transformações em se tratando do modo de ensinar e aprender dos indivíduos. Dessa forma, existe a necessidade de metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem que sejam significativas à realidade do aluno. Mesmo deslocada ao seu tempo e propósito, a escola tradicional perdura. Talvez isso se deve a muitos professores não terem conhecimento de como aplicar outro tipo de educação que venha a contemplar as experiências do estudante. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar o efeito da utilização de oficinas de ensino desenvolvidas para a contextualização do conteúdo de Química soluções, associadas a um tema regional, o café, em uma escola estadual do município de Jaguaré/ES. A escolha do tema café se deve ao fato do município ser um dos grandes produtores dessa cultura e este, consequentemente, vinculado à realidade dos alunos. A elaboração das oficinas foi baseada em Marcondes (2008) e Marcondes e colaboradores (2007) e nas orientações metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov e colaboradores (2009). As oficinas tiveram como finalidade a introdução do conteúdo soluções aos alunos de uma turma da 2ª série do ensino médio. Foram aplicadas três oficinas com os seguintes temas: Composição química do café; Solubilidade do café; e Concentração do café. A ordem de aplicação foi gradativamente, cujos conceitos apresentados por meio da problematização, construção e aplicação do conhecimento. Durante essas oficinas foram desenvolvidos experimentos empregando-se materiais reciclados, debates, exercícios e trabalhos manuais. A pesquisa, de caráter predominantemente qualitativo, foi desenvolvida utilizando-se instrumentos para coleta dos dados, como: questionário prévio e final, lista de exercícios, produção de texto e as observações da professora-pesquisadora. A partir da produção textual, por meio da análise de conteúdo, obtiveram-se seis categorias em que se destacaram os conceitos e ideias expressas sobre o tema proposto pelas oficinas. Essas categorias são: características químicas do café; definição de uma solução; definições de soluto e solvente; noção de proporção soluto/solvente; abordam noção de afinidade química; e temperatura: fator que afeta a solubilidade. Em termos gerais, houve excelente repercussão quanto ao protagonismo dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, a interação social e a oportunidade de realizar a conexão prática com a teoria. Conclui-se que a proposta foi aceita, de modo positivo, pelos alunos. Notou-se que o trabalho foi bem-sucedido por proporcionar aos alunos novos conhecimentos, tendo em vista que algumas definições conceituais em nível microscópico e teórico da química não foi assimilado por completo. No entanto, considera-se que as oficinas de ensino envolvendo um tema regional mostrou-se viável em termo de um recurso passível de ser trabalhado. Esse recurso pode ser aplicado nas aulas de química, em uma escola regular do estado, proporcionando não somente dinamismo, mas a máxima participação dos alunos.por
dcterms.creatorSIQUEIRA, K. G. R.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-03-05
dcterms.subjectAprendizagem significativapor
dcterms.subjectCotidiano no ensino de químicapor
dcterms.subjectpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Ensino na Educação Básicapor
dc.contributor.advisor-coMENDES, A. N. F.
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11840_Kelly Grace Rizzi Siqueira- versão final.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.