Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8397
Título: Por que enferrujou?" : uma proposta investigativa para o ensino de reações de oxidação e redução
Autor(es): Alves, Tamires Cesquine
Orientador: Gilmene,Bianco
Coorientador: Mendes, Ana Néry Furlan
Palavras-chave: Ensino de química
Ensino por investigação
Reação química
Data do documento: 1-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALVES, Tamires Cesquine. 'Por que enferrujou?': uma proposta investigativa para o ensino de reações de oxidação e redução. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Resumo: O ensino de química ainda está limitado a aulas tradicionais, em que os alunos são meros espectadores no processo de ensino e aprendizagem. Para mudar isto, metodologias de ensino estão sendo propostas, com o intuito de tornar os discentes ativos na construção do seu próprio conhecimento. O ensino por investigação vem se mostrando uma excelente estratégia, pois valoriza-se a problematização, elaboração de hipóteses, reflexão, mediação do professor e baseia-se na proposição de problemas contextualizados para o ensino de determinado conteúdo. A presente pesquisa buscou analisar como tem ocorrido o Ensino de Química e propôs, por meio de sequência didática, baseado nas ideias de Dewey, ensinar o conteúdo Reações de Oxidação e Redução. Notou-se que, antes do desenvolvimento das atividades, os alunos apresentavam um conhecimento empírico sobre as Reações de Oxidação e Redução, construído a partir do que observavam macroscopicamente no seu dia-a-dia. Após a aplicação da sequência didática, os alunos apresentaram um conhecimento científico acerca do assunto, pois conseguiam explicar através de aspectos microscópicos os processos de oxidação e redução. Desta forma, verificou-se a reestruturação do conhecimento dos discentes, chegando-se a conclusão de que o Ensino por Investigação é uma abordagem de ensino que favorece a construção de conhecimento dos alunos
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11845_Divulgação de Defesa_Tamires_PDF(1).pdf209.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.