Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBIANCO, G.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:28:24Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:28:24Z-
dc.identifier.citationALVES, T. C., POR QUE ENFERRUJOU?: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃOpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8397-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titlePOR QUE ENFERRUJOU?: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃOpor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberMOURA, P. R. G.
dc.contributor.memberP.S.R. Márcia
dcterms.abstractO ensino de química ainda está limitado a aulas tradicionais, em que os alunos são meros espectadores no processo de ensino e aprendizagem. Para mudar isto, metodologias de ensino estão sendo propostas, com o intuito de tornar os discentes ativos na construção do seu próprio conhecimento. O ensino por investigação vem se mostrando uma excelente estratégia, pois valoriza-se a problematização, elaboração de hipóteses, reflexão, mediação do professor e baseia-se na proposição de problemas contextualizados para o ensino de determinado conteúdo. A presente pesquisa buscou analisar como tem ocorrido o Ensino de Química e propôs, por meio de sequência didática, baseado nas ideias de Dewey, ensinar o conteúdo Reações de Oxidação e Redução. Notou-se que, antes do desenvolvimento das atividades, os alunos apresentavam um conhecimento empírico sobre as Reações de Oxidação e Redução, construído a partir do que observavam macroscopicamente no seu dia-a-dia. Após a aplicação da sequência didática, os alunos apresentaram um conhecimento científico acerca do assunto, pois conseguiam explicar através de aspectos microscópicos os processos de oxidação e redução. Desta forma, verificou-se a reestruturação do conhecimento dos discentes, chegando-se a conclusão de que o Ensino por Investigação é uma abordagem de ensino que favorece a construção de conhecimento dos alunos.por
dcterms.creatorALVES, T. C.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-03-01
dcterms.subjectEnsino de químicapor
dcterms.subjectEnsino por investigaçãopor
dcterms.subjectReação químicapor
dcterms.subjectpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Ensino na Educação Básicapor
dc.contributor.advisor-coMENDES, A. N. F.
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11845_Divulgação de Defesa_Tamires_PDF(1).pdf209.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.