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http://repositorio.ufes.br/handle/10/8397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BIANCO, G. | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T23:28:24Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01 | |
dc.date.available | 2018-08-01T23:28:24Z | - |
dc.identifier.citation | ALVES, T. C., POR QUE ENFERRUJOU?: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufes.br/handle/10/8397 | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | por |
dc.title | POR QUE ENFERRUJOU?: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO | por |
dc.type | masterThesis | en |
dc.contributor.member | MOURA, P. R. G. | |
dc.contributor.member | P.S.R. Márcia | |
dcterms.abstract | O ensino de química ainda está limitado a aulas tradicionais, em que os alunos são meros espectadores no processo de ensino e aprendizagem. Para mudar isto, metodologias de ensino estão sendo propostas, com o intuito de tornar os discentes ativos na construção do seu próprio conhecimento. O ensino por investigação vem se mostrando uma excelente estratégia, pois valoriza-se a problematização, elaboração de hipóteses, reflexão, mediação do professor e baseia-se na proposição de problemas contextualizados para o ensino de determinado conteúdo. A presente pesquisa buscou analisar como tem ocorrido o Ensino de Química e propôs, por meio de sequência didática, baseado nas ideias de Dewey, ensinar o conteúdo Reações de Oxidação e Redução. Notou-se que, antes do desenvolvimento das atividades, os alunos apresentavam um conhecimento empírico sobre as Reações de Oxidação e Redução, construído a partir do que observavam macroscopicamente no seu dia-a-dia. Após a aplicação da sequência didática, os alunos apresentaram um conhecimento científico acerca do assunto, pois conseguiam explicar através de aspectos microscópicos os processos de oxidação e redução. Desta forma, verificou-se a reestruturação do conhecimento dos discentes, chegando-se a conclusão de que o Ensino por Investigação é uma abordagem de ensino que favorece a construção de conhecimento dos alunos. | por |
dcterms.creator | ALVES, T. C. | |
dcterms.format | application/pdf | por |
dcterms.issued | 2018-03-01 | |
dcterms.subject | Ensino de química | por |
dcterms.subject | Ensino por investigação | por |
dcterms.subject | Reação química | por |
dcterms.subject | por | |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | por |
dc.publisher.initials | UFES | por |
dc.publisher.course | Mestrado em Ensino na Educação Básica | por |
dc.contributor.advisor-co | MENDES, A. N. F. | |
Aparece nas coleções: | PPGEEB – Dissertações de Mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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