Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8526
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGONTIJO, C. M. M.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:31:09Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:31:09Z-
dc.identifier.citationCOSTA, K. W. C., CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTOpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8526-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleCADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTOpor
dc.typedoctoralThesisen
dc.contributor.memberBECALLI, F. Z.
dc.contributor.memberCOCO, D.
dc.contributor.memberCOCO, V.
dc.contributor.memberSCHWARTZ, C. M.
dcterms.abstractOs resultados da pesquisa analisados neste relatório partem de um estudo cuja finalidade foi compreender os conceitos de alfabetização e de letramento que balizam a formação de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A pesquisa partiu da tese de que, apesar de a perspectiva do letramento adotada na formação postular a indissociabilidade entre alfabetização e letramento, o programa aponta, por meio de suas propostas, para a dissociação entre esses processos, com ênfase na alfabetização como aquisição do código escrito. Foram analisados os cadernos de formação do Pnaic da área de linguagem, distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2013. A metodologia utilizada foi a documental. Para a análise dos cadernos, dialogou-se com os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seu círculo, bem como com os estudos que se reportam à perspectiva de pesquisa de base histórico-cultural. Conclui que, a despeito de a formação postular a indissociabilidade entre os processos de alfabetização e letramento, os textos orientadores, os relatos de experiências das professoras, as formas de avaliação apontam uma dissociação entre esses processos, enfatizando a alfabetização como aquisição do código escrito.por
dcterms.creatorCOSTA, K. W. C.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2017-04-19
dcterms.subjectAlfabetizaçãopor
dcterms.subjectLetramentopor
dcterms.subjectPnaicpor
dcterms.subjectConstrutivismopor
dcterms.subjectpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseDoutorado em Educaçãopor
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_11190_TESE COMPLETA PARA PUBLICAÇÃO .pdf5.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.