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Título: Política estadual de educação especial no Espírito Santo : cartografando espaços locais
Autor(es): Vieira, Sônia Aparecida Alvarenga
Orientador: Jesus, Denise Meyrelles de
Palavras-chave: Política educacional
Educação especial
Cartografia
Colaboração
Data do documento: 29-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo teve como objetivo cartografar as políticas estaduais de educação especial em ação, compreendendo seus desdobramentos na escolarização de alunos público-alvo da educação especial da rede estadual de ensino no município de Cariacica/ES. A complexidade vivida remete ao diálogo com conceitos trazidos por Boaventura de Sousa Santos como: Sociologia das Ausências, Sociologia das Emergências e o conceito de Tradução, bem como preceitos teórico- metodológicos da cartografia simbólica das representações sociais. Nessa perspectiva, ocorreu a coleta de dados no período de setembro de 2015 a dezembro de 2016, com recolha de documentos produzidos no período de 2007 a 2016 para capturar movimentos em pequena, média e grande escala. O mapa da política em ação se modificava à medida que a pesquisa se aprofundava colocando à mostra vissicitudes locais, regionais e globais. Os estudos de Ball e Mainardes sobre o Ciclo de Políticas colaboram com as análises da política em ação e as articulações locais. A pesquisa destina maior tempo aos desdobramentos de média escala, momento em que foi possível acompanhar as ações da Superintendência Regional de Educação - SRE de Cariacica. Os dados mostram a ampliação do número de sala de recursos multifuncionais, com disponibilidade do Programa Escola Acessível do Governo Federal, e as mudanças ocorridas nas formas organizativas de fazer educação especial nos últimos anos. Esses resultados trazem para a escola o desafio de promover o acesso ao currículo escolar aos alunos público-alvo da educação especial. Apesar de a legislação atual dar ênfase à inclusão desses alunos na escola comum, percebe-se que há fragilidades nas políticas instituídas de apoio à escolarização, qualificação de profissionais e nas formas de atendimento, como também há descompasso entre as políticas educacionais da educação especial estabelecidas pelos documentos e aquelas praticadas nas escolas comuns. As políticas educacionais constituem-se em um campo em permanente construção e expansão. Nas questões educacionais que emergem no trabalho, foi possível identificar, como potência no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, ações formativas realizadas pela equipe de educação especial da Superintendência Regional de Educação de Cariacica, voltadas para os educadores. A pesquisa discorre sobre as questões admimistrativas que têm relação direta com a atuação do professor especializado, o assessoramento realizado pela equipe da Superintendencia Regional de Educação de Cariacica, a colaboração entre os professores no espaço escolar, a concepção e o envolvimento dos educadores com as questões da inclusão, as ações intersetoriais, a relação com as famílias. Entende que, ao desvelar as fragilidades da política em ação, é que estas, aos poucos, dão lugar a novos fazeres. Esse movimento apresenta-se como um transitar de ideias que favorece a perspectiva de uma escola mais democrática.
This study aimed at mapping the active special education state politics, comprehending the schooling of students who are the target audience of special education in the state education network in the city of Cariacica/ES. The complexity experienced relates to concepts brought by Boaventura de Sousa Santos, such as: “Sociology of the Absences”, “Sociology of the Emergencies” and the concept of “Translation”, as well as theoretician-methodological precepts of the “symbolic cartography of the social representations”. In this perspective, the data collection occurred from September 2015 until December 2016, with collection of documents produced in the period of 2007 to 2016, to capture movements in small, medium and large scale. The map of active politics was modified according to the deepening of the research, bringing to light local, regional and global vicissitudes. The studies of Ball and Mainardes on the "Policy Cicle" collaborate with analyzes of policy in action and local articulations. The research dedicates more time for the medium-scale developments, at which point it was possible to monitor the actions of the SRE Cariacica. The data show the increase in the number of multifunctional resource rooms, with availability of the Federal Government's Accessible School Program, and the changes that occurred in the organisational forms of do special education in recent years. These results bring to the school the challenge of promoting access to the school curriculum to the target audience of special education. Although the current legislation emphasizes the inclusion of these students in common schools, one realizes that there are weaknesses in the policies introduced to support the schooling, the professional qualification and in the forms of care, as well as there is a mismatch between the policies on special education established by educational documents and those practiced in the common schools. Educational policies are a field of permanent construction and expansion. From the educational issues that emerged in this study, it was possible to identify a power in the service for the target audience students of special education: training actions carried out by the special education team of SRE Cariacica, geared for educators. The research discusses the management issues that have a direct relation with the acting of the specialized teacher, the advisory services conducted by the team of SRE Cariacica, the collaboration among the teachers in the school space, the design and the involvement of educators with the inclusion issues, the intersectoral actions, the relationship with the families. It is possible to understand that, when unveiling the fragilities of active policies, little by little they give place for new actions. This movement is presented as a transit of ideas that favors the perspective of a more democratic school.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8538
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