Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/8619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINEL, H. | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T23:37:12Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01 | |
dc.date.available | 2018-08-01T23:37:12Z | - |
dc.identifier.citation | LIMA, H. F. S., NARUTO, UM ALUNO COM CRANIOFARINGIOMA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL HOSPITALAR: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL INSPIRADO EM PAULO FREIRE | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufes.br/handle/10/8619 | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | por |
dc.title | NARUTO, UM ALUNO COM CRANIOFARINGIOMA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL HOSPITALAR: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL INSPIRADO EM PAULO FREIRE | por |
dc.type | masterThesis | en |
dc.contributor.member | TRUGILHO, S. M. | |
dc.contributor.member | BUENO, J. G. S. | |
dc.contributor.member | GOMES, V. | |
dc.contributor.member | DRAGO, R. | |
dcterms.abstract | O objetivo deste estudo é descrever compreensivamente os modos de ser sendo junto ao outro no mundo de um paciente com seis anos de idade, que se autonomeia Naruto, com craniofaringioma e que é aluno da Educação Especial Escolar (e não escolar) por ter ficado cego devido a esse complexo quadro clínico. Para isso, recorro a um método de pesquisa de cunho fenomenológico e aos conceitos presentes nas obras de Paulo Freire (1921-1997), a fim de analisar os modos de ser de Naruto. Além da análise fenomenológica e existencial das vivências do aluno, a partir do contato com ele na classe hospitalar do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e em sua residência (usando como instrumentos para a coleta de dados fotografias, gravações, conversas informais, vídeos e outros meios), foi realizada também uma revisão bibliográfica do tema pedagogia hospitalar, bem como um breve histórico da implantação desse sistema no Brasil e no mundo, uma descrição de suas bases legais e uma análise do que significa educar uma criança num hospital e de como se organiza esse espaço para a educação e para a promoção da saúde do paciente-aluno. Com o objetivo de compreender melhor os desafios que o paciente-aluno vítima dessa enfermidade tem de enfrentar para se realizar como ser humano, também foi realizada uma breve exposição das consequências do craniofaringioma para a saúde. Por fim, como resultado, concluiu-se que Naruto, apesar das dificuldades de sua patologia e de seu histórico de vida, revelou-se como uma presença no mundo, com o mundo e com os outros ao seu redor. | por |
dcterms.creator | LIMA, H. F. S. | |
dcterms.format | application/pdf | por |
dcterms.issued | 2018-03-09 | |
dcterms.subject | Craniofaringioma | por |
dcterms.subject | Educação especial | por |
dcterms.subject | Pedagogia hospitalar | por |
dcterms.subject | P | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFES | por |
dc.publisher.course | Mestrado em Educação | por |
Aparece nas coleções: | PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_12139_Dissertação - pdf (1).pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.