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dc.contributor.advisorCARNEIRO, T. C. J.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:40:32Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:40:32Z-
dc.identifier.citationSETUBAL, F. M. R., LAR, Simbólico Lar. uma Investigação Sobre Relações Entre Sujeitos e Objetos no Consumo de Móveis de Madeira, Retilíneos e Seriados, para Residência.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8946-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleLAR, Simbólico Lar. uma Investigação Sobre Relações Entre Sujeitos e Objetos no Consumo de Móveis de Madeira, Retilíneos e Seriados, para Residência.por
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.memberMORIGUCHI, S. N.
dc.contributor.memberSANTANNA, S. R.
dcterms.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a compra de um objeto presente na maioria dos lares, porém pouco estudado e analisado no meio acadêmico: a mobília. O consumidor desse objeto, mais especificamente os móveis de madeira, retilíneos e seriados, para residência, que representam um dos bens de consumo que mais movimentam o varejo nacional e, ainda, no Espírito Santo, produto do sexto maior pólo moveleiro do país, é o objeto de estudo desta pesquisa que visa compreender as relações entre a compra desse bem, seus consumidores, grupos de referência e, ainda, empresas produtoras e revendedoras, visando o aprimoramento das tecnologias de gestão relacionadas a esse produto. Adquirido pela maior parte da população brasileira, ou seja, as classes de mais baixa renda, o estudo aqui desenvolvido identifica que esse tipo de bem perpassa seu caráter utilitarista para adquirir outras funções simbólicas no universo do consumidor. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o consumo e seu papel na sociedade contemporânea, explorando, principalmente, três perspectivas econômica, psicológica e social para auxiliar na compreensão desse processo. Em seguida, uma pesquisa qualitativa exploratória foi desenvolvida, utilizando entrevistas pessoais como técnica para coleta de dados. O universo do estudo foi composto pelos clientes de uma rede capixaba de lojas de móveis, selecionados por meio de um processo de amostragem não-probabilístico, por conveniência. A técnica utilizada para interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apresentam alguns dos diversos significados que o móvel carrega e as características desse consumidor específico, evidenciando a procura por produtos de qualidade, de modelos tradicionais e com preços justos, que agreguem valor ao convívio coletivo, fortalecendo a perspectiva interpretativista que atribui ao consumo uma característica simbólica, em que bens e serviços são utilizados como formas de comunicação entre o indivíduo e a sociedade.por
dcterms.creatorSETUBAL, F. M. R.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2008-03-28
dcterms.subjectlarpor
dcterms.subjectMóveispor
dcterms.subjectconsumopor
dcterms.subjectfunções simbólicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Administraçãopor
Appears in Collections:PPGADM - Dissertações de mestrado

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