Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9045
Title: Juventude e Violência na Compreensão de Jovens: um Estudo Sobre Representações Sociais
metadata.dcterms.creator: CRUZ, S. T. M.
metadata.dcterms.subject: Psicologia social;representações sociais;juventude;violên
metadata.dcterms.issued: 15-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: Cruz, S. T. M. (2016). Juventude e violência na compreensão de jovens: um estudo sobre Representações Sociais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. Objetivou-se compreender as representações sociais de violência e suas relações com a juventude para jovens. Para a coleta utilizamos dois instrumentos: questionário com questões sociodemográficas e de associação livre; e roteiro de entrevista semiestruturada. 308 jovens universitários responderam ao primeiro instrumento e 14 ao segundo. Os participantes foram abordados em instituições superiores de ensino da cidade de Vitória/ES. A representação de jovem foi ancorada na percepção tradicional de juventude. A juventude foi caracterizada como um período de preparação para o futuro, no qual os jovens dispõem de certa liberdade para fazer quase tudo que desejam, desde que não esquecem suas obrigações. As falas expressam o jovem autor de violência objetivado na figura do menino negro, morador da favela, que condiz com o estereótipo do criminoso exposto nos noticiários. As estratégias preventivas apontadas foram direcionadas aos jovens de classes populares. Investir na qualidade educacional foi a principal estratégia citada para impedir que o jovem ingresse em caminhos que levem à violência.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9045
Appears in Collections:PPGP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_8625_dissertação Suzyelaine Cruz.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.