Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVERMES, V. M.
dc.date.accessioned2018-08-01T23:43:18Z-
dc.date.available2018-08-01
dc.date.available2018-08-01T23:43:18Z-
dc.identifier.citationTORINHO, M. E., Vozes silenciadas: o imaginário e a tragédia anunciada na ópera dos mortos, de Autran Douradopor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/9178-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleVozes silenciadas: o imaginário e a tragédia anunciada na ópera dos mortos, de Autran Douradopor
dc.typedoctoralThesisen
dc.contributor.memberPARANHOS, K. R.
dc.contributor.memberCASER, M. M.
dc.contributor.memberDELMASCHIO, A. P.
dc.contributor.memberCOSTA, R. R.
dc.contributor.memberAMARAL, Sérgio da Fonseca
dc.contributor.memberOliveira, E.
dcterms.abstractConsiderando-se o título instigante da obra Ópera dos mortos, juntamente com a ambivalência do sobrado, palco da narrativa, que se refle nas atitudes da protagonista e fazem da protagonista uma subjetividade conflituosa, ao mesmo tempo em que prenunciam uma tragédia que ao final se concretiza, e a presença de imagens altamente significativas, que contribuem para uma constante tensão no texto literário, pretende-se investigar qual o papel dessas imagens no contexto da narrativa e de que forma a protagonista concorre para a consumação da tragédia. Para tanto, procede-se à análise do papel dessas imagens tomando-se como apoio teórico as propostas de Gaston Bachelard sobre os quatro elementos água, ar, fogo e terra, e, especialmente, as formulações de Gilbert Durand sobre o regime de imagens. Em relação à tragédia, analisa-se a atitude da protagonista de acordo com as formulações sobre a tragédia clássica na Arte Poética, de Aristóteles, com a atualização de alguns conceitos. Desse modo, observa-se que nesse embate entre Eros e Thanatos as imagens atuam de modos distintos: enquanto algumas são símbolos de morte, outras atuam como uma forma de combate à morte acarretada pelo tempo e a protagonista contribui, com sua desmedida, para que a vida seja derrotada pela morte, levando à consumação da tragédia anunciada e silenciando as vozes narrativas Palavras-chave: Autran Dourado, Ópera dos mortos, tragédia, imaginário, dramapor
dcterms.creatorTORINHO, M. E.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2017-09-18
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseDoutorado em Letraspor
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11351_tesefinalester.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.