Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9315
Título: Moniz Freire e a Construção de Uma Identidade Política Capixaba (1882-1908): Entre Sonhos e Mágoas, o Brilho da Estrela "Intrometida"
Autor(es): SUETH, J. C. R.
Orientador: FRANCO, S. P.
Palavras-chave: Espírito Santo
Moniz Freire
Identidade
Política


Data do documento: 28-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SUETH, J. C. R., Moniz Freire e a Construção de Uma Identidade Política Capixaba (1882-1908): Entre Sonhos e Mágoas, o Brilho da Estrela "Intrometida"
Resumo: Esta tese visa a demonstrar que as representações difundidas a respeito da posição política e cultural das terras capixabas em frente às outras regiões do Brasil se acham no bojo de uma identidade política construída por Moniz Freire entre 1882 e 1908. Os pilares dessa identidade política relacionam-se com o sentimento de mágoas e o desejo dos capixabas de se firmarem no universo político brasileiro, entendido no recorte temporal proposto. Este estudo se aprofunda na pesquisa de como foi gerado, no Espírito Santo, esse conjunto de representações sociais que definiam o Estado como abandonado e fadado ao fracasso e a forma como elas se encontram presentes no discurso de Moniz Freire, voltado para o desenvolvimento da região. Para a compreensão do que propusemos nesta pesquisa, são estabelecidas três dimensões teóricas centrais, profundamente relacionadas entre si poder, representação social e identidade e conceituadas respectivamente por Max Weber, Serge Moscovici e Stuart Hall. Nossa metodologia de estudo das fontes escolhidas voltou-se para um conjunto de técnicas de análise das comunicações, chamado de análise de conteúdo por Laurence Bardin. Também são analisadas na tese a decadência do prestígio político de Moniz Freire e a consequente perda de influência da identidade política criada por ele. Importantes aspectos da vida política capixaba são aí aprofundados e analisados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9315
Aparece nas coleções:PPGHIS - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8782_TESEJoseCandidoRifanSueth.pdf3.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.