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Title: Crítica da razão excludente : desvelando novas racionalidades a partir das pesquisas em educação especial numa perspectiva inclusiva
metadata.dc.creator: Guimarães, Alessandro da Silva
Issue Date: 2014
Abstract: O objetivo desta tese é produzir uma reflexão hermenêutica e fenomenológica acerca dos saberes e fazeres que vêm sido produzidos a partir de pesquisas que tratam da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino regular. Buscou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica que debruçou-se na produção de conhecimento relativa a dissertações e teses que foram produzidas no PPGE-UFES entre os anos de 2000 e 2010 que buscaram analisar os saberes-fazeres inclusivos que vêm se constituindo a partir da inserção de alunos com necessidades especiais nos espaços-tempos das escolas comuns. Procurou-se num primeiro momento traçar o estado da arte de tais trabalhos de pesquisa para, posteriormente, compreendê-los numa dimensão filosófica. Como resultado concluiu-se que estas pesquisas apontam movimentos profundamente ambíguos e paradoxais, revelando uma profunda crise de um modelo de racionalidade excludente que encontra-se enraizado em nossa cultura e no cotidiano das escolas. Frente a esse quadro, procura-se compreender, a partir das pistas e rastros deixados pelas dissertações e teses pesquisadas, como vêm se configurando outras formas de racionalidades que instauram novas formas de ensinar-aprender conjugadas aos diferentes modos de ser-sentir-conhecer o mundo.
The aim of this thesis is to produce a hermeneutic and phenomenological reflection on the practical know-how/“savoir faire” that have been produced from research dealing with the inclusion of students with special needs in regular schools. It was intended a search of bibliographic nature which focused on the production of knowledge concerning dissertations and theses that were produced in PPGE-UFES between the years 2000 and 2010 that sought to analyze the inclusive practical know-how/“savoir faire” that have come with the inclusion of students with special needs in the “spaces-times” of regular schools. It was attempted at first describe the state of the art of such research work to later understand them in a philosophical dimension. As a result, it was concluded that these studies show deeply ambiguous and paradoxical movements, revealing a profound crisis of an excluding rationality model that is ingrained in our culture and daily life of schools. Given this background, we seek to understand, from the tracks and trails left by dissertations and theses researched, how it has been shaped other forms of rationalities which establish new ways of “teaching-learning” combined with different ways of “being-feeling-knowing” the world.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1027
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