Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10461
Title: PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO INSPIRADA NOS MÉTODOS PENSAR-EMPARELHAR-COMPARTILHAR E INSTRUÇÃO POR PARES: UMA IMPLEMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
metadata.dc.creator: FERREIRA, M I A
Keywords: Metodologia ativa;Instrução por Pares;Pensar-Emparelhar- C
Issue Date: 3-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: FERREIRA, M I A, PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO INSPIRADA NOS MÉTODOS PENSAR-EMPARELHAR-COMPARTILHAR E INSTRUÇÃO POR PARES: UMA IMPLEMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
Abstract: Nesse trabalho utilizamos a metodologia ativa, que propõe um ensino mais voltado para o aluno pretendendo com isso torna-lo mais participativo, crítico e autônomo. Para isso, nos inspiramos em dois métodos ativos, o Pensar-Emparelhar-Compartilhar e o Instrução por pares e criamos um método onde utilizamos testes conceituais para incentivar o aprendizado conceitual e envolver os alunos em um ambiente propício para motivá-los a aprender. Implementamos o método em quatro turmas do ensino superior da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus da cidade de São Mateus, em três aulas, com o conteúdo de indução eletromagnética. As aulas foram divididas em etapas e contaram com a execução de experimentos, apresentação do conteúdo, feito a partir de slides previamente construídos e execução do método, onde os alunos responderam cinco testes, primeiro individualmente e depois em grupo. Na última aula efetuamos um teste final contendo nove questões conceituais com todo conteúdo apresentado. Para os dados, empregamos o método análise de conteúdo, proposto por Laurence Bardin, para uma análise reflexiva relativa a interpretação dos dados coletados e, a partir disso, fizemos suposições acerca das dificuldades que os estudantes têm sobre o conteúdo. Pedimos para que eles dessem sua opinião acerca do método e as utilizamos, juntamente com nossas observações nas aulas, para estudar os impactos que o método proporcionou. Vimos que o método foi bem aceito, isso foi bem destacado nas opiniões dos estudantes. A atitude deles dentro de sala, onde foram participativos e interessados, reforçaram essa conclusão. Na maioria dos testes conceituais houve aumento no número de respostas corretas depois que os estudantes se reuniram. O teste final serviu para refletir sobre a continuidade dos estudos dos estudantes fora da sala de aula e como podemos incentivá-los nesse ponto. Concluímos que o método trouxe melhoras na comunicação, participação, argumentação e presença ativa dos alunos em sala e, com isso, vemos boas perspectivas para continuar os estudos e aplicações desse e de outros métodos. Palavras-chave. Metodologia ativa. Instrução por Pares. Pensar-Emparelhar-Compartilhar. Ensino de Física. Ensino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10461
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_12210_85 - MARIA INÊS APARECIDA FERREIRA.pdf6.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.