Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10627
Title: TECNOLOGIA ASSISTIVA: O POTENCIAL DE USO DO COMPUTADOR JUNTO A UMA PROFESSORA ESPECIALISTA QUE ATUA EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - BASEADO NUM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
metadata.dc.creator: SOUSA, C. S.
Keywords: Tecnologia Assistiva;Educação Especial;Sala de Recursos Mu
Issue Date: 5-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUSA, C. S., TECNOLOGIA ASSISTIVA: O POTENCIAL DE USO DO COMPUTADOR JUNTO A UMA PROFESSORA ESPECIALISTA QUE ATUA EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - BASEADO NUM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
Abstract: O presente trabalho pretende descrever compreensivamente as potencialidades de uso do computador enquanto tecnologia assistiva computacional por uma professora que atua na sala de recursos multifuncionais do atendimento educacional especializado. As tecnologias da informação e comunicação transformaram os modos de produção e relacionamento em nossa sociedade. Vivemos numa sociedade em rede, interconectada e este cenário produziu modificações estruturais nos modos de ser das relações entre as pessoas e instituições. Somos uma nova consciência social e corporal em que as mudanças paradigmáticas se entrelaçam em nossos corpos com fios cibernéticos. Para construção deste trabalho foi adotada a perspectiva qualitativa e utilizado como inspiração o método fenomenológico-existencial a partir de Forguieri (2004). Sendo sujeitos em construção e cientes de nosso condicionamento, mas não determinado, neste trabalho pretendemos desvelar o potencial do uso do computador a partir das práticas de uma professora que atua na educação especial. Para iluminar a análise proposta, contamos com Paulo Freire que nos ajudou a desvelar caminhos possíveis para o uso das tecnologias assistivas computacionais junto aos alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais. Neste sentido, buscamos nesta caminhada conhecer o mundo vivido por uma professora e a interface de uso do computador e pudemos verificar os sentidos dados pelo uso das tecnologias que estas podem ser utilizadas na educação especial, em especial no lócus da sala de recursos como ferramentas que potencializam o aprendizado de crianças público alvo da educação especial mediadas por professores que utilizam tais ferramentas de forma inventiva, como práticas insubmissas e que potencializem o aprendizado das crianças atendidas neste espaço.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10627
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_12746_Dissertacao do Cleyton NOVEMBR0.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.