Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10646
Title: Aprendizagem de Competências Para Além da Sala de Aula: Um Estudo Comparativo Entre Programas Extracurrículares.
metadata.dc.creator: SOUZA JUNIOR, R. R.
Issue Date: 21-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUZA JUNIOR, R. R., Aprendizagem de Competências Para Além da Sala de Aula: Um Estudo Comparativo Entre Programas Extracurrículares.
Abstract: A partir das abordagens de aprendizagem nas organizações e competências profissionais, o presente estudo objetivou identificar, descrever e analisar os processos de aprendizagem de competências nos programas extracurriculares empresa júnior, iniciação científica e programa de educação tutorial desenvolvidos por estudantes dos cursos de administração (matutino e noturno) da Universidade Federal do Espírito Santo. Quanto aos sujeitos de pesquisa, foram selecionados 15 estudantes participantes desses programas nos últimos 2 anos (2015 a 2017), os quais foram entrevistados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Na apresentação e discussão dos dados, por meio do método de análise de dados qualitativos, identificou-se que os processos de aprendizagem situada, aprendizagem social, aprendizagem informal e incidental, aprendizagem na prática e aprendizagem vivencial possibilitam o desenvolvimento de competências profissionais dos estudantes nesses programas. Ao comparar as competências desenvolvidas, evidenciou que competências sociais, de gestão, de resolução de problemas, de comunicação e de investigação científica foram as mais desenvolvidas entre os estudantes participantes dos programas. Os processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências constituem-se em um potencializador do desenvolvimento acadêmico e profissional desses estudantes. Além disso, ao desenvolverem tais programas, os estudantes conseguem contextualizar o ensino teórico com as ações desenvolvidas, assim, conseguem fazer sentido dos conceitos e ultrapassam os obstáculos existentes na aprendizagem de competências baseada apenas no ensino de transmissão de conteúdo. Por fim, sugestões de pesquisas futuras são apresentadas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10646
Appears in Collections:PPGADM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_12358_Dissertação_Roberto Rodrigues de Souza Jr_Versão Final pós defesa.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.