Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10697
Title: JOGO de Tabuleiro para Gestão de Projetos de Infraestrutura Rodoviária
metadata.dc.creator: MORAES, M. N.
Keywords: Desenvolvimento de Habilidades;Ensino em Engenharia;Gerenc
Issue Date: 7-May-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MORAES, M. N., JOGO de Tabuleiro para Gestão de Projetos de Infraestrutura Rodoviária
Abstract: Atualmente, são exigidos dos engenheiros mais do que os conhecimentos técnicos, sendo requisitados profissionais com visão holística e habilidades empreendedoras. Porém, as pessoas não nascem com habilidades de gerenciamento, e os gerentes de projetos acabam sendo moldados por suas próprias experiências. O recém-formado entra no mercado de trabalho com pouca experiência prática, e por meio de metodologias experienciais, os professores podem diminuir a insegurança do aluno e proporcionar um ambiente de desenvolvimento de aptidões. Diferentes estratégias estão sendo empregadas para atingir este nível de ensino e os jogos são uma das formas de desenvolver habilidades usando a experiência do próprio indivíduo. A utilização dos jogos sérios possibilita ao alunado aprender em um ambiente simulado com sua própria experiência. Vários jogos analógicos e computacionais foram desenvolvidos para ensinar gerenciamento de projetos ou disciplinas de engenharia. Este trabalho descreve o desenvolvimento e a avaliação de um jogo de tabuleiro que ensina gerenciamento de projetos em um contexto de obras de estrada de forma interdisciplinar. O jogo simula uma rede de estradas com problemas reais de construção, onde o jogador deve gerenciar o projeto e a construção de uma das rodovias, para assim ganhar experiência prática de gerenciamento de projetos e aprender além dos aspectos técnicos da Engenharia. A construção e avaliação deste jogo considerou três aspectos de jogos sérios: a realidade, o propósito e a imersão. A avaliação do jogo foi realizada através da aplicação de questionários aos jogadores antes e depois das jogadas. Os questionários verificaram também que habilidades, além da tomada de decisão, podem ser desenvolvidas através dos jogos. Os resultados mostraram que o atual jogo de tabuleiro tem capacidade de ensinar conteúdo, melhorar habilidades gerenciais, engajar os jogadores e traze-los mais próximo à realidade do contexto em estudo. Através desta pesquisa foi modelado um jogo para educação em engenharia, o qual pode contribuir também para a aprendizagem organizacional nas empresas, abrir espaço para discussão entre os profissionais das áreas envolvidas no jogo e prover um meio diferente de desenvolver habilidades gerenciais em profissionais e estudantes de gerenciamento de projetos e de projetos de infraestrutura rodoviária.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10697
Appears in Collections:PPGEC - Dissertações de mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.