Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10801
Title: APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE FUNÇÕES
metadata.dcterms.creator: OLIVEIRA, M. P.
metadata.dcterms.issued: 27-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: Esse trabalho consiste na apresentação de uma possibilidade para o ensino de funções a partir de construções experimentais, utilizando o software GeoGebra para auxiliar a construção, a visualização e a compreensão dos gráficos de algumas funções. Apresentamos uma prática didática que traz atividades nas quais os estudantes têm a oportunidade de elaborar o gráfico das funções e efetuar modificações, tendo que pensar o que fazer em cada situação e perceber as regularidades, estabelecendo assim, estratégias de investigação. As atividades apresentadas foram feitas norteadas na experiência do autor em trabalhar com as séries iniciais do ensino médio em uma escola particular do Estado do Espírito Santo. Sabemos que é relevante, contemporaneamente, o desenvolvimento de uma cultura informática no interior da escola. Como professores, devemos estar cientes que em razão da crescente informatização da sociedade, a presença de computadores na instituição de ensino deve ser examinada com uma realidade que não cabe mais discutir, mas cujo real significado precisa ser construído. Na busca da obtenção por um aprendizado mais eficaz, devemos estar preparados para gerir e fazer uso eficaz dessas novas tecnologias, observando seus prós e contras, e como elementos fundamentais do processo ensino e aprendizagem, sempre buscar atingir um ponto de equilíbrio. Sendo o computador um dos instrumentos tecnológicos utilizados no ambiente escolar, realizamos o estudo relacionando o computador, o estudo das funções e o seu processo educativo escolar. Por meio de um programa com recursos do tipo desenho em movimento, o GeoGebra, possibilitamos ao estudante ações como experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjeturar, abstrair, generalizar e, por fim, demonstrar. Concluímos que o uso das novas tecnologias na sala de aula é um grande aliado no ensino da matemática, na condição de que se faça um planejamento adequado com objetivos a serem alcançados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10801
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_12918_MARCELO PERES DE OLIVEIRA-DISSERTAÇÃO-GEOGEBRA-FUNÇÕES.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.