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Title: O Primeiro Banho do Recém-nascido: Intervenção de Enfermagem Obstétrica no Alojamento Conjunto
metadata.dcterms.creator: LIMA, R. O.
metadata.dcterms.issued: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: A intervenção de Enfermagem-primeiro banho do recém-nascido constitui o momento muito importante para a família, proporcionando menos estímulos dolorosos, choro, melhora do tempo e qualidade do sono e reduzindo o nível de ansiedade da mãe. Objetivos: Avaliar os efeitos da intervenção de Enfermagem-primeiro banho nos parâmetros comportamentais do recém-nascido; avaliar os efeitos da intervenção de Enfermagem-primeiro banho do recémnascido nos níveis de ansiedade materna e desenvolver material didático sobre ntervenção de Enfermagem-primeiro banho do recém-nascido do alojamento conjunto da Maternidade do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, em Vitória, ES. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado com amostra de 33 recém-nascidos, aleatorizados em grupo controle e intervenção, internados no alojamento conjunto de um hospital de ensino. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista com registro em formulário, Inventário de Traço-Estado de Ansiedade, questionário para avaliação física do bebê. Presença de choro, tempo de sono após o banho do recém-nascido e ansiedade materna foram definidas como variáveis dependentes. A intervenção de Enfermagem-primeiro banho foi definida como variável independente. Variáveis de controle relacionadas ao recém-nascido: dor neonatal, saturação, sinais vitais, idade gestacional; peso ao nascimento; peso antes do banho; perda ponderal; temperatura do ambiente; temperatura da água; tempo do banho e tempo do cuidado corporal. Relacionadas à mãe: procedência; idade; local e escolaridade. Previamente à intervenção-primeiro banho do recém-nascido, preparou-se o ambiente e o recém-nascido. Em seguida aplicaram-se as oito etapas que compõem a intervenção-primeiro banho nos recémnascidos do grupo intervenção. Para o grupo controle o banho foi realizado segundo a rotina da instituição. Utilizou-se o SPSS-versão 24 para análise estatística. A caracterização dos dados foi feita através da frequência observada, porcentagem, medidas de tendência central e de variabilidade. Adotou-se o nível de significância de 5% com intervalo de confiança de 95%. Utilizou-se o teste exato de Fisher para avaliar a associação entre os grupos dos recémnascidos em relação ao choro durante o banho e o tempo de sono. O teste t de Student foi utilizado para amostras pareadas e compararam-se as médias dos dados clínicos entre os grupos. Resultados: O choro durante o banho foi percebido em 93,33% dos recém-nascidos do grupo controle, enquanto no grupo intervenção esta proporção foi de 55,56%. 60,00% dos recém-nascidos do grupo controle dormiram 120 minutos e 77,78% do grupo intervenção 180 minutos. O escore de ansiedade antes da intervenção-primeiro banho no recém-nascido (30,5; DP ± 7,0) foi maior do que pós-intervenção (27,3; DP ± 5,3). Conclusão: A intervenção de Enfermagem-primeiro banho do recém-nascido demonstrou dados significantes na comparação entre os grupos controle e intervenção em relação ao choro, tempo de sono e nos níveis de ansiedade materna. Essa prática deve ser incorporada nas atividades do enfermeiro ao binômio mãe e filho no alojamento conjunto. O estudo oportunizou a construção de um folder ilustrativo com descrição de todas as etapas do primeiro banho para facilitar que a mãe internalize esse cuidado. Descritores: cuidado do lactente; recém-nascido; alojamento conjunto; puerpério e ansiedade; ensaio clínico.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10827
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