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Title: A Constituição dos Saberes nos Cursos de Graduação em Administração nas Universidades Federais dos Estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo
metadata.dc.creator: BOLZAN, R. S. V.
Issue Date: 9-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: BOLZAN, R. S. V., A Constituição dos Saberes nos Cursos de Graduação em Administração nas Universidades Federais dos Estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a constituição dos saberes na formação em Administração nos cursos de graduação das universidades federais do Estado do Espírito Santo, do Estado do Rio de Janeiro e do Estado de São Paulo. Na tentativa de responder a este objetivo, foi realizada uma investigação nos perfis do curso e analisados os saberes e os sujeitos administrador. A abordagem metodológica escolhida para este estudo foi a da Análise Histórica por meio da técnica de análise documental. A produção dos dados foi feita mediante a análise de um conjunto de 08 (oito) projetos pedagógicos. Os dados extraídos foram contemplam nos seguintes subtópicos: perfil das DCNs, perfil adaptativo, foco em formar profissionais competentes, metodologias de ensino, conhecimentos obrigatórios à formação em administração, a questão da produção de um perfil de administrador e o formalismo no ensino em administração. A pesquisa proporcionou um entendimento de que os saberes prescritos em projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em Administração são constituídos com base em um conhecimento inflexível, que impõem um modo de ser administrador; que o ensino ofertado aos alunos é incompatível com os diferentes espaços que o administrador pode ocupar; que os responsáveis pela elaboração dos projetos pedagógicos são conduzidos acriticamente pelo foco em desenvolver competências, que os deixam incapazes de perceber que garantir competências profissionais implica em compreender os condicionantes que formam cada aluno. Verificou-se também a necessidade de um conhecimento mais abrangente que possibilite tomada de decisões éticas e responsáveis, já que os alunos são reféns de um conhecimento restrito, que o impede de enxergar as influências de suas ações no processo decisório.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10864
Appears in Collections:PPGADM - Dissertações de mestrado

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