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Title: O Impacto do Businesss Analytics na Continuidade das Alianças Organizacionais: uma Análise Dessa Relação Por Meio da Mediação do Gerenciamento dos Custos de Transação
metadata.dc.creator: MILHOMEM, L. S.
Issue Date: 26-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: MILHOMEM, L. S., O Impacto do Businesss Analytics na Continuidade das Alianças Organizacionais: uma Análise Dessa Relação Por Meio da Mediação do Gerenciamento dos Custos de Transação
Abstract: A conjuntura atual impõe às organizações grandes desafios para se manterem competitivas e obterem diferenciação frente a seus concorrentes. Nesta perspectiva a formação de alianças organizacionais se torna uma alternativa para unir ativos, buscar o desenvolvimento de tecnologias e a otimização de processos. Este relacionamento entre organizações, entretanto, incorre em custos de transação que influenciam diretamente a decisão de iniciar e manter essa relação. Assim, a diminuição desses custos, por meio de seu gerenciamento, é uma meta a ser perseguida pelas organizações envolvidas. Supõe-se que o uso de Business Analytics -BA gera vantagem colaborativa na aliança firmada por meio do gerenciamento dos custos de transação, destaca-se nessa relação a comunicação e informação colaborativas como fatores críticos. Nesse sentido, o objetivo foi verificar a existência da mediação de gerenciamento dos custos de transação- GCT na relação entre BA e vantagem colaborativa - VC. O estudo desenvolvido é de caráter conclusivo, possibilitando verificar empiricamente a relação entre os fatores analisados. Tal iniciativa serve de base para o desenvolvimento de outras pesquisas que visem aprofundar esta relação, além de se constituir numa tentativa de contribuição para o campo em formação de BA. Colaborando para uma reflexão dos fatores críticos de sucesso das alianças organizacionais para além da difundida vantagem competitiva. Ademais, a partir do modelo proposto é possível revisitar a Teoria dos Custos de Transação, ao inserir o elemento Processamento de Informação, o qual é indissociável do atual contexto organizacional, mas que na época da constituição da referida teoria não era uma realidade. A fim de atingir o objetivo proposto, um questionário online foi aplicado, obtendo-se 132 respostas. Após a coleta, os dados foram analisados por meio da técnica da analise confirmatória de dados por meio do software SmartPLS® 3 e o teste de hipóteses por meio do algoritmo PROCESS (modelo estrutural nº 4 e modelo estrutural nº 1) do software Statistical package for the social sciences (SPSS). Os resultados apontam que CGT medeia relação de BA e VC. De modo geral, o modelo testado foi capaz de explicar 34,40% da variação em CGT e 69,30% da variação em CGT.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10865
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