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Title: Um corpo-dissertação em movimento : uma questão de aprendizagem
metadata.dc.creator: Santos, Esmeraldina Sobral
Issue Date: 2013
Abstract: Este trabalho ganha corpo a partir das experiências do antropólogo Carlos Castaneda. Além de ponto de partida para pensar as questões relativas ao corpo, o movimento e aprendizagem, as obras A Erva do diabo, Uma estranha realidade e Porta para o infinito, do autor mencionado, comparecem aqui para 1) investigarmos os relatos de experiência; 2) apresentarmos alguns conceitos-chaves, relativos a aprendizagem da “feitiçaria”, tal como a vontade. Vale frisar que nosso interesse na obra de Castaneda, não está nas questões místicas do xamanismo, nem mesmo nos pontos relativos ao campo da antropologia, mas na questão da aprendizagem. Para Dom Juan, o vellho índio feiticeiro e principal mestre de Carlos Castaneda, o propósito final do aprendizado da feitiçaria é justamente tornar-se um homem de conhecimento. Com o objetivo de analisar o lugar do movimento e do corpo no processo de aprendizagem, faremos o seguinte percurso analítico: de Skinner e Piaget abordaremos respectivamente a aprendizagem do comportamento operante e a aprendizagem em sentido amplo. Em seguida, apresentamos o pensamento de Francisco Varela e Bruno Latour, principalmente os conceitos de enação, corpos articulados e aprendizagem por afetação. Com Vincianne Despret discutiremos o aspecto afectivo, corporal e involuntário da aprendizagem. Com este apanhado conceitual, visamos então colocar em análise os efeitos ético-políticos dos modos de produção de conhecimento, efeitos irremediavelmente neste corpo-dissertação, e mais ainda efeitos na vida. Por fim, ao que parece, as modulações nos conceitos de corpo, movimento/ação, ao longo da exposição dos autores indicaram, por vezes, a participação de outros elementos, tais como a vontade e a percepção-atenção, implicando variações na forma de conceber a aprendizagem. Percebemos que de acordo com a formulação de aprendizagem e as nuances do movimento/ação e do corpo, isto implica produções diferenciadas de conhecimento e de realidade.
This work takes body from the experiences of the anthropologist Carlos Castaneda. Besides starting point for thinking about the issues related to the body, movement and learning, the works The devil Herb, A Separate Reality and Door to infinity, the author mentioned, attend here for 1) investigate reports of experience; 2) introduce some key concepts relating to learning "witchcraft" as the will. It is worth noting that our interest in the work of Castaneda, is not in the mystical questions of shamanism, even in issues relating to the field of anthropology, but on the question of learning. For Don Juan, the old Indian sorcerer and master teacher of Carlos Castaneda, the ultimate purpose of witchcraft is just learning to become a man of knowledge. Aiming to analyze the place of movement and body in the learning process, we do the following analytical course: Skinner and Piaget discuss respectively the learning of operant behavior and learning in a broad sense. We then present the thought of Francisco Varela and Bruno Latour, especially the concepts of enaction, articulated bodies and learning affectation. With Vincianne Despret discuss the emotional, physical and involuntary aspect of learning. With this conceptual overview, we aim then put in analysis the ethical-political effects of the modes of knowledge production, effects hopelessly in this body dissertation, and further effects on life. Finally, it seems, the modulations in the concepts of body movement / action, along the exposure of authors indicated, sometimes involving other elements, such as the will and perception-attention, implying variations in the form of designing learning. We realize that according to formulation and learning the nuances of movement /action and body, this implies different productions of knowledge and reality.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1111
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