Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11201
Title: TOM: TUTOR INTELIGENTE ORIENTANDO A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS
metadata.dcterms.creator: BOGUSKI, R. R.
metadata.dcterms.issued: 7-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: A tutoria é um método para interação pedagógica utilizada a milhares de anos. Nessa interação o tutor avalia aprendizado do aluno durante o curso das experiências de aprendizagem, sana dúvidas, acompanha sua frequência, afere sua motivação e fornece suporte, geralmente tempestivo, para que a sobrecarga cognitiva, decorrente do próprio processo de aprendizagem, seja minimizada, a fim de tornar esse momento agradável e satisfatório. Ter o conhecimento das necessidades dos alunos é ainda um grande desafio para os professores indistintamente, isso porque, é o primeiro passo para fornecer uma ajuda relevante de modo a contribuir para seu aprendizado. Sob essa perspectiva desenvolvemos uma técnica baseada em regras de associação da mineração de dados a fim de identificar as falhas conceituais em estudantes para que, uma vez conhecida essa lacuna do conhecimento, ela seja preenchida de modo a potencializar o processo cognitivo. Com o objetivo testar essas regras, construímos um sistema tutor inteligente capaz de usá-las e assim, orientar o aluno na construção de mapas conceituais a partir de um tema proposto, tendo como principal diretriz o mapa referência do professor e as respectivas regras de associação que cada conceito deste mapa possui. Assim, a informação faltante ao aluno não é apresentada de modo desestruturado, mas com diferentes níveis de granularidade, similaridades e na sequência mais apropriada para catalisar o aprendizado. Este método possui como questão subjacente uma abordagem pedagógica que utiliza aspectos da teoria da aprendizagem significativa defendida por Ausubel e complementada por Novak.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11201
Appears in Collections:PPGI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_13329_Dissertação Mestrado - Rodrigo Ruy Boguski.pdf6.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.