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Título: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(es): Damasceno, M S M
Autor(es): MANCINI, K. C.
Duarte-Silva, E.
MENDES, A. N. F.
metadata.dcterms.subject: aprender
progressão
conhecimento
ciência
tecnologia
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: Damasceno, M S M, USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer e discutir as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) utilizadas pelos professores de Biologia do Espírito Santo, bem como seus desejos, dificuldades e facilidades ao utilizá-las. Além disso, a pesquisa analisa e disponibiliza diversas TDICs nesta área de conhecimento. Para isso, foram realizadas três frentes de trabalho: 1. questionários presenciais e on-line, onde os professores mostraram a realidade de suas escolas e aulas em relação às TDICs. Verificou-se que as escolas não estão preparadas e não preparam os seus profissionais para lidar com TDICs; muitos professores ainda são resistentes ao uso delas; a maioria dos professores reconhece uma aprendizagem significativa quando as TDICs são usadas. 2. Listagem e discussão das TDICs encontradas para Biologia. Explorando a web foram encontradas inúmeras possibilidades de TDICs no domínio da Biologia entre canais de vídeos, atlas e jogos digitais, webquests, blogs e portais de divulgações cientificas, que podem integrar o ensino em sala de aula. 3. Vivência de um mês (62 aulas) utilizando TDICs, onde foi possível inserir tecnologias variadas em 45 delas. Embora tenha havido algumas dificuldades na inserção da tecnologia digital para lecionar a Biologia, sempre que as TDICs estiveram presentes os alunos se envolveram com a temática da aula e mostraram que o aprendizado foi significativo e satisfatório. Mesmo com os diversos desafios ainda existentes, as TDICs podem (e precisam) ser incorporadas ao ensino biológico para que a aprendizagem se objetive significativamente, de forma progressiva e agradável aos alunos e professores.esistentes ao uso delas; a maioria dos professores reconhece uma aprendizagem significativa quando as TDICs são usadas. 2. Listagem e discussão das TDICs encontradas para Biologia. Explorando a web foram encontradas inúmeras possibilidades de TDICs no domínio da Biologia entre canais de vídeos, atlas e jogos digitais, webquests, blogs e portais de divulgações cientificas, que podem integrar o ensino em sala de aula. 3. Experiencia de 62 aulas vivenciadas pela pesquisadora na tentativa de inserir o máximo de TDICs em sala de aula. Embora tenha havido algumas dificuldades na inserção da tecnologia digital para lecionar a Biologia, sempre que as TDICs estiveram presentes os alunos se envolveram com a temática da aula e mostraram que o aprendizado foi significativo e satisfatório. Mesmo com os diversos desafios ainda existentes, as TDICs podem (e precisam) ser incorporadas ao ensino biológico para que a aprendizagem se objetive significativamente, de forma progressiva e agradável aos alunos e professores.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11309
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