Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11355
Title: O Software X-LOGO no Ensino e Aprendizado de Matemática
metadata.dcterms.creator: FERMIANO, C. W. P.
metadata.dcterms.issued: 10-May-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dcterms.abstract: Esta dissertação aborda temas ligados à prática da informática na educação, interpretação e produção de comandos que relacionam a lógica de programação com conteúdos matemáticos. Fizemos uma discussão sobre a importância da informática na educação e os benefícios que podem trazer para as aulas, se usada adequadamente. Abordamos o software X-LOGO, suas potencialidades, limitação e alguns cuidados que devemos tomar ao utilizá-lo nas aulas de Matemática. Fizemos conjecturas de modelos matemáticos no programa e justificamos alguns resultados encontrados. Trabalhamos as primitivas e comandos deste software com procedimentos lógicos que fizemos. Criamos procedimentos lógicos que somam números ímpares; somam números naturais; identificam se um número natural é ou não primo através dos seus divisores; também criamos procedimentos que usam o Método de Heron para aproximar raízes quadradas; que constroem polígonos regulares através da recursividade; que calculam o MDC de dois números utilizando o Algoritmo de Euclides; geram números palíndromos (capícuas) também por algoritmo recursivo; identificam as Desigualdades das Médias num círculo de raio qualquer. Também utilizamos o programa para estudar a Desigualdade Triangular, a partir de conjecturas o mesmo ocorreu com os Círculos Tangentes de Ford. Alguns dos temas nós tratamos com uma atenção especial, trabalhando mais exemplos, fazendo provas das conjecturas utilizando o Princípio da Indução Matemática para justificar.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11355
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