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dc.contributor.advisorOLIVIER, Marilene
dc.date.accessioned2019-07-25T02:12:39Z-
dc.date.available2019-07-24
dc.date.available2019-07-25T02:12:39Z-
dc.identifier.citationLIMA, L. F., Avaliação de Desempenho no Âmbito da Polícia Federal: Uma Análise Sobre a Viabilidade do Método 360º.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11375-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleAvaliação de Desempenho no Âmbito da Polícia Federal: Uma Análise Sobre a Viabilidade do Método 360º.por
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractTamanha é a importância do princípio da eficiência no serviço público que em 1998 o mesmo foi erigido ao patamar constitucional como parte integrante do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (1995), cujo objetivo fundamental era propor uma alteração orgânica e funcional na gestão do Estado brasileiro, a fim de ser implantado um modelo gerencial em substituição ao burocrático. O problema: a atual metodologia de avaliação de desempenho da Polícia Federal não prevê avaliação das chefias, nem mesmo dos servidores policiais depois que eles atingem treze anos na carreira. Objetivo: Por meio do presente trabalho foi estudado o conceito de avaliação de desempenho gerencial pelo método 360° e sua aplicabilidade no âmbito da Polícia Federal, em busca da valorização do servidor público e da motivação do indivíduo avaliado em relação ao seu crescimento profissional, à carreira, a sua permanência na Instituição, à ascensão profissional, ao sucesso individual e ao sucesso da equipe. Fundamentação teórica (Fontes): A metodologia utilizada abrangeu, além da pesquisa bibliográfica, também a documental e pesquisa de campo, como explicitado no projeto. Abordagem e tipo de pesquisa: Trata-se de uma abordagem qualitativa, configurando-se a pesquisa como descritiva. Buscou-se estudar a melhor forma de aplicação da avaliação 360º, a fim de que avaliação de desempenho se torne útil e eficaz, refletindo a realidade mais aproximada possível, de forma a contribuir para a concretização do princípio constitucional da eficiência no serviço público. Instrumento e coleta de dados: a coleta de dados foi realizada a partir das informações constantes das fichas de avaliação de desempenho da carreira policial e administrativa, além de diversos outros documentos e normativos, bem como de projeto piloto aplicada em setor da própria instituição. Tratamento dos dados (análise e discussão): os resultados obtidos foram analisados e comparados estatisticamente com a isenção necessária para definição sobre a utilidade e viabilidade de aplicação do método 360º no âmbito da polícia federal. Principais resultados e conclusões: Levando-se em consideração, portanto, os dados e resultados colhidos, propõe-se um modelo de avaliação de desempenho gerencial pelo método 360° para as chefias, uma vez que o resultado da pesquisa apontou como sendo viável e útil à Polícia Federal.por
dcterms.creatorLIMA, L. F.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2019-07-16
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.coursePrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapor
dc.contributor.refereeCALMON, J.L.
dc.contributor.refereeSILVEIRA, R. Z.
dc.contributor.refereeSOARES, M. L.
Appears in Collections:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

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