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Title: A criança com Síndrome de Asperger na educação infantil : um estudo de caso
metadata.dc.creator: Gonring, Vilmara Mendes
Issue Date: 2014
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as ações pedagógicas constituídas por uma unidade municipal de ensino de Vitória/ES, visando ao processo de inclusão escolar de uma criança com Síndrome de Asperger no contexto da Educação Infantil. Contou com as contribuições teóricas dos estudos da matriz histórico-cultural e de autores dedicados a estudar a infância, como Kramer, Sarmento, Aries, dentre outros, bem como de pesquisadores interessados em investigar os pressupostos da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Como aporte teórico-metodológico, apoiou-se no estudo de caso do tipo etnográfico que advoga pela possibilidade de, por meio da pesquisa científica, produzir conhecimento sobre a realidade social. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma unidade municipal de Educação Infantil de Vitória/ES, envolvendo uma criança com Síndrome de Asperger, professores, pedagogos, dirigente escolar e responsável pelo estudante investigado. O processo de coleta de dados se efetivou no período de março de 2013 a setembro de 2013. O pesquisador esteve de uma a duas vezes por semana no campo de pesquisa, participando das observações em sala de aula, em espaços para planejamento e formação continuada e também observando momentos informais na entrada, recreio e saída dos alunos. Para a organização do estudo, trabalhou com quatro eixos: a) ações implementadas em favor do processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Asperger no contexto da Educação Infantil; b) proposta pedagógica do CMEI “Alegria da Cinderela”: espaços de planejamento, formação e utilização dos apoios pedagógicos para a inclusão escolar; c) concepções dos profissionais envolvidos na pesquisa e da família sobre a inclusão escolar da criança com Síndrome de Asperger; d) principais possibilidades e/ou dificuldades encontradas pela unidade de ensino mediante o processo de ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Asperger. Como resultados, a pesquisa aponta: a importância de pensar nessas crianças como sujeitos de direitos e capazes de aprender; a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de professores para que os estudantes tenham maiores possibilidades de aprender; a urgência de o professor assumir a inclusão escolar como um movimento ético comprometido com a formação e com o reconhecimento da diversidade/diferença humana; a necessidade de reconhecer o cotidiano da Educação Infantil como um rico espaço para todas as crianças se desenvolverem e produzirem conhecimentos com seus pares e por meio das mediações pedagógicas dos professores.
This study aims at understanding the pedagogical actions taken by a municipal school in the City of Vitoria, ES, Brazil regarding the school inclusion process of a child with Asperger Syndrome in the elementary school setting. The study relied on theoretical contributions of the historical-cultural matrix studies and authors dedicated to studying childhood, such as Kramer, Sarmento and Aries, among others, as well as researchers interested in investigating the premises of Special Education from an inclusive perspective. As theoretical-methodological basis, it is grounded on ethnographic case-study, which advocates that, through scientific research, it is possible to produce knowledge about social reality. The investigation was carried out in a municipal elementary school in the City of Vitoria, ES, Brazil, involving a child with Asperger Syndrome, teachers, pedagogues, school principal and the child's parent (or guardian). Data gathering took place between March 2013 and September 2013. The researcher was once or twice a week in the field, participating in class observation, class planning and teacher continuing education, as well as observing informal moments such as entrance, break time and leaving. The study was organized in four lines: a) actions implemented in favor of the school inclusion process for students with Asperger Syndrome in the preschool setting; pedagogical plan adopted by CMEI “Alegria da Cinderela”: Space for planning classes, training and use of pedagogical support for school inclusion; C) conceptions by professionals involved in the study and by the family, regarding Asperger Syndrome; d) main possibilities and/or difficulties found by the school in the learning-teaching process of a child with Asperger Syndrome. The results show the importance of thinking about these children as individuals with the right and capability to learn; the need of investing on initial and continuing education of teachers, so as students have higher chances of learning; urgency of teachers to take school inclusion as an ethical movement committed to education and recognition of human diversity/difference; recognition of elementary school everyday life as a rich space for children to develop and produce knowledge with their peers through teaches’ pedagogical mediation.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1154
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

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