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Title: Sentidos da formação docente para a profissionalização - Na voz do professor do campo
metadata.dc.creator: Jesus, Janinha Gerke
Issue Date: 2014
Abstract: O trabalho discute os sentidos da formação docente na profissionalização de professores do campo. Nasce do desassossego que interroga a prática da formação continuada, sobretudo, a especialização em educação do campo e os sentidos que são produzidos pelos sujeitos em interface com o trabalho docente nas experiências da Escola Família Agrícola, Escola do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Escola Multisseriada. Têm nos estudos de Vigotski (2005), Benjamin (1994) e Larrosa (2002) as contribuições que fundamentam a compreensão de sentidos e experiência, estes como produção subjetiva, temporal e singular que ecoam das vozes dos sujeitos. As narrativas como perspectiva metodológica da pesquisa são aqui adotadas como as histórias de práticas em situação (BERTAUX, 2010) ou histórias de vida que pensam um projeto (JOSSO, 2002) e que por assim se constituírem tem como ponto motivador nos diálogos a formação e a profissão docente no campo. Trata-se, de uma narrativa de vida situada, a partir de um impulso que proporciona ao narrador e seu interlocutor o adentrar de uma história que se faz em meio a pessoas, memórias, sentimentos, conflitos, práticas e todo um contexto acerca do impulso de suas experiências de vida, formação e profissão. A partir da escuta em diálogo com as questões da pesquisa registramos a escrita dos sentidos produzidos, não como universais, mas como heterogêneos e simultaneamente singulares aos sujeitos. Nessa perspectiva, os sujeitos produzem diferentes sentidos na relação formação e profissionalização, estes amalgamados e relacionados às suas aspirações com a formação continuada e a carreira docente, imbricados nas itinerâncias dos movimentos sociais nos quais militam, bem como, nas memórias e trajetórias na educação. Pensar, portanto, em processos de formação continuada de professores do campo, à luz dessa discussão, é abrir-se aos diferentes contornos que esta assume a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos, desafiando-nos à construção de projetos que dialoguem com a diversidade da educação do campo e que se colocam como espaçostempos da reflexão do ser e/ou estar professor (a)-monitor (a)-educador (a) do campo.
This paper discusses the purposes of teacher training in the teaching profession. It stems from dissatifcation which questions the practice of continued education, in particular, the specialization in the education field and the aims that are produced by the teachers related to the work with teaching experience in the Family Farm School, School of the Landless Workers Movement and Multisseriada School. The studies of Vygotsky (2005), Benjamin (1994) and Larrosa (2002) are contributions that underpin the understanding of meaning and experience, as subjective products, that are temporary and unique that echo the voices on the subject. A narrative as a methodological perspective of research is adopted here as the accounts of practical situations (BERTAUX, 2010) or life lessons around an important point (JOSSO, 2002) and that they constitute the key point in the discussions and training in the teaching field. This is based on real life situations from a desire to give the narrator and his subjects a story that is intertwined with people, memories, feelings, conflicts, practices and an enitre context about the situations of their lives experiences, training and work. From listening to discussions of the survey questions written and the record of the reactions produced, not as universal, but taken as heterogeneous and simultaneously singular to the subjects. From this perspective, individuals produce different meanings in relation to training and professionalization, which are amalgamated and related to their aspirations of continued training and to their teaching career, which are embedded in journeys of social movements, as well as the history and differing paths in education. Therefore, the processes of continuing training in the teaching field, in the light of this discussion, is opening up to different paths that takes over from the meanings produced by the subjects, challenging us to build projects that communicate with the diversity of experiences in education which arise as a reflection of being a teacher, monitor, educator in the field.
El trabajo discute los sentidos de la formación docente en la profesionalización de profesores del campo. Nasce de la inquietud que interroga la práctica de la formación continuada, sobretodo, la especialización en educación del campo, y los sentidos que son producidos pelos sujetos en interface con el labor docente en las experiencias de la Escuela Familia Agrícola, la Escuela del Movimiento de los Trabajadores Sin Tierra y la Escuela con Series Agrupadas. Tiene en los estudios de Vigotski (2005), Benjamin (1994) y Larrosa (2002) las contribuciones que fundamentan la comprensión de sentidos y experiencia, estos como producción subjetiva, temporal y singular que se hacen eco de las voces de los sujetos. Las narrativas como perspectiva metodológica de la investigación son consideradas aquí como las historias de las prácticas en situación (BERTAUX, 2010) o historias de vida que piensan un proyecto (JOSSO, 2002) y que por así se constituyeren tiene como punto motivador en los diálogos la formación y la profesión docente en el campo. Trata-se, de una narrativa de vida situada, a partir de un impulso que proporciona al narrador y su interlocutor lo adentrar de una historia que se hace en medio las personas, memorias, sentimientos, conflictos, prácticas y todo un contexto acerca de lo impulso de suyas experiencias de vida, formación y profesión. A partir de la escucha en diálogo con las cuestiones de la pesquisa registramos la escrita de los sentidos producidos, no como universales, sino como heterogéneos y simultáneamente singulares a los sujetos. En esa perspectiva, los sujetos producen diferentes sentidos en la relación formación y profesionalización, estos amalgamados y relacionados a las suyas aspiraciones con la formación continuada y la carrera docente, imbricados en las marchas de los movimientos sociales en los cuales militan, bien como, en las memorias y trayectorias en la educación. Pensar, por lo tanto, en procesos de formación continuada de profesores del campo, a la luz de esa discusión, es estar abierto a los diferentes contornos que esta asume a partir de los sentidos producidos por lo sujetos, desafiándonos a la construcción de proyectos que dialoguen con la diversidad de experiencias en educación y que se coloquen como espaciostempos de la reflexión del ser y/o estar profesor(a) - monitor(a) - educador(a) del campo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1225
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