Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1236
Title: O laboratório de ensino de matemática nas práticas do 4º ciclo do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Bermudes, Filipe Pinel Berbert
Issue Date: 2014
Abstract: Nem sempre a Matemática é vista de forma favorável pelos alunos do Ensino Fundamental. Na realidade, o que temos observado na prática, é que toda turma que conhecemos apresenta um grupo significativo de alunos com preconceitos e resistência a respeito do que acreditam ser a Matemática. Isso tem motivado algumas reflexões, alguns estudos e algumas experiências de vários autores e professores acerca do Ensino. Dentre elas, destacam-se as práxis de laboratório para o ensino da Matemática. Em particular, pretendo abordar as práticas de Laboratório de Matemática para o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, o chamado 4º ciclo, principalmente pela disponibilidade do material humano (alunos/turmas de 8º e 9º ano) a quem tenho tido por anos a oportunidade de lecionar. Como paralelo ao trabalho que venho propor está o livro didático que temos adotado nos últimos anos, Matemática Bianchini de Edwaldo Bianchini. Ele será minha referência ao propor as práticas complementares em laboratório nos quatro grandes eixos de estudo da Matemática do Ensino Fundamental: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. Frente a tal desafio, foram utilizados, como referencial teórico, Mendes, Almeida, Lachinni, Polya, os Parâmetros Curriculares Nacionais entre outros, complementando-se com literatura digital publicada na internet em forma de artigos, monografias, etc.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1236
Appears in Collections:PPGMAT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao.Filipe Pinel Berbert Bermurdes.texto completo.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons