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Title: Perfil dos servidores da Universidade Federal do Espírito Santo com empréstimo consignado
metadata.dc.creator: Ribeiro, Anneliza Baptista
Issue Date: 22-Apr-2015
Abstract: O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo cujo valor da parcela incide sobre o salário do devedor. Com alto índice de adesão nos últimos anos, é o meio de acesso ao crédito mais comum entre os servidores públicos, pelas baixas taxas de juros, entre outros atrativos, o que contribui para expor a risco seus vencimentos com dívidas. Buscando atender ao objetivo principal de identificar se características do perfil demográfico dos servidores ativos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) estão relacionadas ao comprometimento de seus rendimentos com empréstimos consignados, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando dados cadastrais e financeiros do ano de 2013 destes servidores, obtidos no banco de dados institucional e através da aplicação de questionários, dos quais totalizaram 210 tidos como válidos. Todas as informações foram tratadas por meio de recursos estatísticos, como análise descritiva dos dados, tabelas de contingências com interpretação do valor do qui-quadrado e regressão logística. Os resultados indicam que as variáveis escolaridade, renda, número de dependentes e gênero estão associadas ao comprometimento da renda com empréstimos consignados e que os homens, apesar de aparecerem em maior número entre os que aderem a esse tipo de empréstimo, comprometem menos seus rendimentos com ele, quando comparados às mulheres. Indivíduos do gênero feminino, com menor nível de escolaridade e renda mais baixa foram os mais propensos a adquirirem empréstimos descontados em folha. Por fim, apesar das análises apontarem que apenas a ausência de educação financeira não explica o alto comprometimento da renda com consignado, muitos dos entrevistados afirmaram não dominar o tema e se sentirem despreparados para administrarem suas finanças pessoais. Nesse sentido, o plano de intervenção proposto no objetivo e descrito ao final da pesquisa, sugere que a instituição invista na educação financeira dos servidores; preste apoio psicológico aos sobreendividados e proíba o estímulo ao consumo no ambiente de trabalho.
The credit consigned is defined as a type of loan whose value of the monthly installment is deducted in the salary of the debtor. With a high level of adhesion in the past years, is the most common kind of access to credit used by public servants because of the low interest rate, among other attractives, which contributes to expose to risk their income. To accomplish the main goal of identifying if characteristics of demographic profile of the servants in activity at Federal University of Espírito Santo (UFES) are connected with the commitment of their incomes to consigned loans a research with quantitative approach was elaborated using personal and financial data of the servants in the year 2013 obtained from the institution’s database and through a survey which totalized 210 valid responses. All the informations were analyzed using statistical’s resources, like descriptives analysis of the data, table of contingencies with chi-square interpretation and logistic regression. The results show that the variables education, income, number of dependent and gender are associated with the increase of the commitment of income with consigned loan and that, even though men appear as the gender that most chooses this kind of loan, they commit least of their income with it, when compared to women. Females and those with lower levels of education and income are more likely to commit a bigger percentage of their wage with discounted loan on leaf. Ultimately, even though the results show that only the lack of financial education does not explain the high level of involvement of their wage with loans, many respondents said they did not master the subject and find it difficult to manage their own personal finances. Thus, the intervention’s plan proposed on the beginning and described in the end of the research suggests that the institution needs to invest in the financial education of servers; provide psychological support to over-indebted and forbid initiatives that stimulate consumption at the workplace.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1359
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