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Title: Tecnologias e metodologias na ensinagem de inglês no século XXI : elaboração e análise de webquests
metadata.dc.creator: Porcino, Maria Carolina da Silva
Issue Date: 2015
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral apresentar mecanismos de análise e validação de propostas de material didático na forma de Webquests e, com base nesses mecanismos, elaborar e validar três propostas de material didático em forma de WebQuests criticamente situados para a ensinagem de inglês como língua adicional. As WebQuests elaboradas visam priorizar o desenvolvimento do letramento digital crítico e da competência comunicativa em inglês como língua adicional do aprendiz. A WebQuest se insere na perspectiva de uma metodologia que tem esse mesmo nome e consiste na proposta de uma pesquisa orientada e organizada em etapas em que toda ou grande parte do conteúdo a ser acessado e necessário para a realização da(s) tarefa(s) encontra-se disponível online (DODGE, 1995). A metodologia deste estudo é de cunho qualitativo e também se insere na perspectiva da metodologia de desenvolvimento. O design metodológico dessa investigação foi organizado em três etapas, quais sejam, a análise de necessidades, a elaboração de três WebQuests e a análise das WebQuests elaboradas a partir de uma rubrica. A revisão de literatura, que constituiu parte da análise de necessidades, sugere que as demandas do século XXI exigem maior atenção e investimento para o desenvolvimento de letramentos múltiplos e críticos, de competências comunicativas e interacionais e de formação de cidadania. A análise de WebQuests disponíveis para ensinagem de inglês no principal sítio brasileiro de WebQuests, que compôs a segunda parte da análise de necessidades desse estudo, evidenciou a escassez de WebQuests que abordam de forma significativa tanto as questões do letramento digital crítico quanto os aspectos da competência comunicativa na língua adicional do indivíduo. A análise de necessidades como um todo forneceu subsídios relevantes para o processo de elaboração das WebQuests propostas neste estudo, que também se embasou nas diretrizes e princípios do modelo WebQuest e em grande parte do seu embasamento teórico. Como fase final deste estudo, as três WebQuests elaboradas foram submetidas à validação a partir de uma rubrica criada especialmente para esse propósito. Os resultados das análises de validação das três WebQuests elaboradas sugerem que a proposta desses materiais é válida sob o ponto de vista teórico, pois mostram que as ferramentas criadas vão ao encontro da proposta do modelo WebQuests de Dodge (1995, 2001) e das recomendações de qualidade sugeridas por Bottentuit Junior e Coutinho (2008a, 2012), bem como estão ancoradas na teoria sócio-construtivista e do ensino situado e nos princípios metodológicos da abordagem de ensino baseada em tarefas e da abordagem de ensino de conteúdos diversos por meio da língua (CLIL). Concluímos que as três WebQuests são materiais de ensinagem de inglês que fogem do enfoque tradicional conteudista historicamente voltado para o ensino de vocabulário e gramática na língua-alvo, extrapolando os objetivos linguísticos para alcançar também objetivos sociais e culturais da ensinagem de inglês como língua adicional, na medida em que se trabalha paralelamente (e intencionalmente, por entender que ambos se complementam) o desenvolvimento da competência comunicativa e do letramento digital crítico do indivíduo, contribuindo, assim, para a sua formação cidadã e colaborando para a “inclusão” do aprendiz no mundo social e digital.
This paper aims to propose mechanisms for analysis and validation proposals of educational materials in the form of WebQuests and, based on them, elaborate and validate three didactic materials for teaching English as an additional language critically situated, namely, WebQuests, which prioritize the development of critical digital literacy and communicative competence in the target language. The WebQuest is included in the perspective of a methodology that has the same name and is the proposal of an oriented research organized in stages in which all or much of the content to be accessed and required to perform the task(s) is available online (DODGE, 1995). The methodology of this study is qualitative and subscribes to the perspective of the development methodology. Themethodological design of the study was organized in three stages, namely, a needs analysis, the elaboration of three WebQuests and the analysis of the WebQuests developed based on a rubric. The review of literature, which was part of the needs analysis, suggests that the demands of the XXI century require more attention and investment in the development of multiple and critical literacies, communicative and interactional skills and citizenship. The analysis of the WebQuests available for teaching and learning English in the main Brazilian site for that purpose, which was the second part of the needs analysis of the study, found a lack WebQuests that foster critical digital literacy and the development of communicative competence in the additional language. The needs analysis provided relevant subsidies to the elaboration of the WebQuests proposed in this study, which was also based on the guidelines and principles of the WebQuest model and its theoretical foundation. In the final phase of this study, the three WebQuests developed were subjected to analysis from a rubric created especially for this purpose. Results of the analyses of the three WebQuests developed suggest that the proposal of these materials is theoretically valid since the material created meets Dodge’s (1995, 2001) proposal model and the recommendations of quality suggested by Bottentuit Junior and Coutinho (2008a, 2012) and are anchored in social constructivist theory and the theory of situated learning as well as in principles of the Task Based Approach and the Content and Language Integrated Learning (CLIL) approach. . We conclude that the three WebQuests proposed and analyzed represent relevant teaching and learning materials insomuch as they expand the traditional and historical content oriented approach of teaching vocabulary and grammar in the target language and go beyond linguistic objectives to achieve social and cultural objectives once they foster the development of communicative competence and critical digital literacies of the individual together (and intentionally since it is our belief these two complement each other), thus contributing to citizenship education through the inclusion of the learner in the social and digital world.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1420
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