Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1472
Title: Conceitos de eletricidade e suas aplicações tecnológicas : uma unidade de ensino potencialmente significativa
metadata.dc.creator: Lopes, Ricardo Rodrigo Silva
Keywords: Física - Estudo e ensino;Eletricidade;Aprendizagem;Mapas conceituais;Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Issue Date: 30-Jul-2014
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo central a elaboração de uma unidade de ensino sobre conceitos de eletricidade e validação desse material como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Assim, foi desenvolvida uma unidade de ensino sobre os temas diferença de potencial, corrente elétrica e suas aplicações sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e aplicada em seis turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual do Espírito Santo. A fim de investigação das potencialidades desse método de ensino, utilizou-se metodologias de pesquisa qualitativa descritiva interpretativa e quantitativa préexperimental. Tendo em vista a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes para promover aprendizagem significativa, no início do estudo foram aplicados questionários de opinião, realizados diálogos prévios e construções de mapas conceituais, sendo esses importantes instrumentos para a adequação do material apresentado ao aluno em relação ao seu perfil e à sua estrutura cognitiva. Para coleta de dados da pesquisa foram feitas gravações em áudio das principais etapas, diários de bordo, fotografias dos trabalhos, questionários e mapas conceituais prévios e finais e, finalmente, avaliação escrita. A análise dos mapas conceituais constituiu um dos principais instrumentos para avaliação sob o ponto de vista do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, no sentido de classificar os mapas, associá-los às estruturas cognitivas de quem os construiu e identificar variações estatisticamente válidas em relação às construções de novos significados. A investigação revelou que, de modo geral, a unidade foi responsável por melhorias significativas na predisposição dos alunos em aprender e na promoção da aprendizagem significativa, possibilitando sua a validação como uma UEPS.
The main objective of this project was developing a teaching unit on concepts of electricity and validating it as a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU). To accomplish it, it was created a instruction unit based on the Theory of Meaningful Learning of Ausubel related to topics of Physics, such as, difference of potential, electric current and its applications. That unit was applied in six classes of the third year of a public high school of the state of Espírito Santo. In order to investigate the potential of this method of teaching, it was used descriptive qualitative research methodologies and pre-experimental interpretative quantitative. In the beginning of the study, to collect students’ prior knowledge, students were asked to answer opinion questionnaires, previous dialogues were recorded and conceptual maps were built. They were important instruments to gather information about the instructional material and they enabled to make improvements on it to be suitable to the profile and cognitive structure of students. Besides, audio recordings of the main parts, logbooks, pictures about students working, panels made by students, questionnaires, conceptual maps and the written assessment, were used as source of data. Conceptual maps analyses, constitute one of the main tools for evaluation the didactic sequence according to the cognitive development of students, in order to classify the maps, associate them with the cognitive structures of those who built them and identify valid changes related to buildings new meanings. The investigation revealed that, in general, the teaching unit was responsible for significant improvements in students' disposition to learn and in stimulating meaningful learning, enabling the validation of this PMTU.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1472
Appears in Collections:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conceitos de eletricidade e suas aplicacoes tecnologicas uma unidade de ensino potencialmente significativa.pdfTexto completo3.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons