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Title: Inovação na gestão pública do Espírito Santo : um estudo do prêmio INOVES
metadata.dc.creator: Costa, Betânia de Laia
Keywords: Administração Pública;Inovações tecnológicas;Prêmio INOVES
Issue Date: 15-Sep-2015
Abstract: Este estudo objetivou analisar o Prêmio INOVES como potencializador de iniciativas de inovação na gestão pública do Espírito Santo, segundo atores diretamente envolvidos com o Prêmio. Para tanto, a ideia de inovação vem apoiada na administração pública gerencial. Discute-se o tema ponderando questões e enfoques históricos numa contextualização da administração pública. A pesquisa tem caráter qualitativo, focada numa análise da compreensão do Prêmio INOVES. Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa são servidores públicos envolvidos com o Prêmio: A equipe responsável pelo Prêmio, denominada na pesquisa como Equipe Prêmio INOVES, composta de seis pessoas; dois avaliadores; e duas Equipes Premiadas (Patrulha Escolar e ISS Online), compostas de onze pessoas entrevistadas. No total, foram entrevistados 19 servidores públicos. Quanto aos procedimentos de análise dos dados, o trabalho utiliza a análise de conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças ocorridas no universo do trabalho na gestão privada atingem o setor público, considerado muitas vezes ineficiente e oneroso. As lógicas do processo de reestruturação capitalista e do gerencialismo, alcançam as políticas, a cultura e as estruturas das organizações de Estado. Pode-se dizer que o INOVES potencializa iniciativas de inovação na gestão pública do Espírito Santo premiando e reconhecendo práticas inovadoras, tendo como foco a multiplicação dessas práticas. Para os participantes da pesquisa, o importante é o reconhecimento proporcionado pelo Prêmio, percebido como uma motivação emocional para o servidor continuar inovando. Apesar de o setor público apresentar ações que valorizem boas práticas dos servidores, como o Prêmio INOVES, para a maioria dos entrevistados ainda há uma carência por parte do governo em ações de reconhecimento do trabalho do servidor. Por fim, a relevância desta pesquisa é contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre inovação no setor público num nível micro de análise.
The aim of this study is to analyze the INOVES award as an effective tool for the innovative initiatives in public administration in the State of Espírito Santo, according to actors directly involved with the award. Therefore, the idea of innovation has as its support the manager public administration. This theme is discussed taking into account historical issues and focuses, in order to provide a setting for public administration. The research is of a qualitative nature and focuses on the analysis of the way the INOVES award is understood. Empirical data were produced by means of a documental research as well as semi structured interviews. Participants in the research were civil servants involved with the award: working in the capacity of a team responsible for the award, denominated, within the investigation, as INOVES award team, this team was composed of six people; two evaluators; and two teams who received the award (School Patrol and ISS Online), which was composed of eleven people who were interviewed. In all, were interviewed 19 civil servants. Data were analyzed in this study by means of the content analysis methodology. Results point out that changes occurring in the private administration work spaces are extended to the public sector, which is very often considered inefficient and onerous. The logic present in the capitalist reorganization process and managery extend itself to policies, culture and structures of the organization of the State. One may say that INOVES has strengthened innovation initiatives for the public administration of the State of Espírito Santo, identifying and conferring awards to innovative practices, which aim to the multiplication of such practices. Those who participated in the research consider that what is important to them is the recognition conferred by the award. They feel that the Award works like an emotional motivation for the civil servant to continue innovating. Although the public sector has carried out actions which value the civil servants´ good practices, such as the INOVES award, for the majority of the people interviewed, the government has not yet met the expectations of the civil servants for actions which truly recognize the importance of their work. Finally, the relevance is that this investigation will contribute to the advance of the study of innovation in the public sector at a micro level of analysis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1536
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