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Title: A produção de sentido tecida na história de vida de uma professora egressa do curso de artes visuais EAD
metadata.dc.creator: Gomes, Maria Goretti Moro
Keywords: Artes visuais;Ensino à distância;Professoras de arte – Narrativas pessoais;Professores – Formação
Issue Date: 2015
Abstract: Esta pesquisa investiga uma professora egressa do Curso de Graduação em Artes Visuais, modalidade EAD oferecido pela UFES no Polo UAB Aracruz – ES, fazendo um recorte temporal de sua trajetória de vida antes, no inicio e ao final do referido curso para então realizar o entrelaçamento destas análises e reconstituir os modos de ser desta professora buscando responder a seguinte questão: Como é constituída a docência de uma professora egressa do Curso de Graduação em Artes Visuais — Licenciatura na Modalidade EAD? Para isso, realizamos a análise de um corpus composto por narrativas da professora oriundas de entrevista, e-mail, textos produzidos para a pesquisa; conteúdos de seu blog e facebook, além de fotografias e materiais pedagógicos desenvolvidos em sua docência. Objetivando reconstruir essa trajetória, utiliza-se como fundamentação a metodologia história de vida e os teóricos Nóvoa (2007, 2009), Goodson (2007), Moita (2007), Fontoura (2007) e Weiss (2013). As análises dos documentos e narrativas foram feitas utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica francesa e as contribuições de Landowski (2002, 2014). Para fundamentar as análises no que se refere às concepções referentes à metodologia do ensino de Artes Visuais, nos apoiamos em Fusari e Ferraz (1993), Iavelberg (2014), Pillar (2011) e Rebouças (2015). Os resultados da pesquisa apontam que por meio da metodologia história de vida é possível compreender as relações entre as experiências de vida que constituem os modos de ser dessa professora na busca seu objeto de valor, uma docência que a singulariza. Apontam ainda para a importância da valorização de profissionais mais experientes na formação dos demais. O curso de artes visuais na modalidade EAD atuou como mais um componente de uma formação que se constituiu no diálogo edificado no cotidiano de sua docência nas escolas e com o registro das práticas, o que possibilitou tanto a reflexão sobre o trabalho realizado como a constituição de seu papel como formadora de professores
This research paper investigates an egress teacher from the Graduation Program at Visual Arts, EAD modality, offered by UFES at Open university of Brazil (UAB), Aracruz – ES, performing a chronological analysis of this teacher’s life trajectory before, in the beginning and at the end of the aforementioned program, so as to cross reference these analyses and reconstitute her ways of being, in order to answer the following question: How is the teaching style of an egress teacher of Graduation Program at Visual Arts - Degree at EAD mode? We have performed an analysis of a corpus composed of the teacher’s narratives, culled from interviews, emails, and texts produced for this research project; of content from her blog and Facebook, as well as of photographs and teaching material elaborated during the course of her professorship. To reconstruct this trajectory, we have relied, for substantiation, on life history methodology and on the work of scholars Nóvoa (2007, 2009), Goodson (2007), Moita (2007), Fontoura (2007) and Weiss (2013). Analyses of documents and narratives were performed by using the theoretical and methodological premises of French semiotics and Landowski’s (2002, 2014) contributions. In order to support such analyses in terms of the concepts that concern visual arts teaching methods, we have relied on Fusari and Ferraz (1993), Iavelberg (2014), Pillar (2011) and Rebouças (2015). Research results indicate that by using the life history approach, it is possible to understand relationships that link the life experiences that make up this teacher’s way of being as she pursues her dearest object, i.e., a teaching method that is uniquely hers. Results also highlight the importance of valuing more experienced professionals in the context of teaching programs. The visual arts course, as taught through the distance learning program, acted as yet another component of a personal formative experience that was gradually constructed through conversations held on a daily basis in classroom contexts within schools, and through practices, which were recorded. This has made it possible, on the one hand, to perform this reflection on the work that was completed, and on the other, for the role of the latter in the edification of teachers to been defined
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1540
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