Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1580
Title: A utilização da modelagem computacional no processo de ensino e aprendizagem de tópicos de física através da metodologia de módulos educacionais : uma investigação no ensino médio
metadata.dc.creator: Oliveira, Rafael Rodrigues de
Keywords: Ensino – Metodologia;Ensino médio;Modelagem computacional;Simulação (Computadores) – Educação;Visualização
Issue Date: 2015
Abstract: O presente trabalho relata os resultados de uma pesquisa, realizada no ano de 2011 com estudantes do Ensino Médio, que investigou a aplicação de modelos, simulações & visualizações computacionais na abordagem de conteúdos específicos nas disciplinas de Matemática, História, Química e Física. As aplicações ou módulos educacionais que foram realizadas nas três primeiras disciplinas objetivaram o aprimoramento dos materiais e estratégias didáticas enquanto que, as aplicações relacionadas aos conteúdos de Física, foco dessa pesquisa, delinearam além de tal aprimoramento a investigação de possibilidades, limitações, vantagens e desvantagens que tal abordagem tem em relação a esse conteúdo específico. Os resultados apresentados ao longo desse trabalho estabelecem que abordagens de tópicos específicos de Física através de atividades com modelagem computacional podem ser a princípio, realizadas em três perspectivas distintas, a saber: Quantitativa, Semiquantitativa e Qualitativa através do uso de modelos computacionais de representação Microscópica e/ou Macroscópica. Por fim, os resultados indicam ainda que os desempenhos dos estudantes apresentam uma porcentagem alta de acertos nas atividades com o uso desse aporte computacional e também, uma tendência de queda às vezes pequena e às vezes acentuada quando tais temáticas são realizadas em um formato tradicional e um momento posterior.
This paper reports the results of a survey conducted in 2011 with high school students, who investigated the application of models, computer simulations & views on specific content approach in the subjects Mathematics, History, Chemistry and Physics. The educational applications or modules that are performed during the first three courses aimed improvement of teaching materials and strategies while the applications related to the physical content, focus of research as outlined in addition to the investigation of enhancement possibilities, limitations, advantages and disadvantages that such an approach has in relation to that specific content. The results presented throughout this study establish that approaches the specific topics in physics by computer modeling activities can in principle be carried out at three different angles, namely: Quantitative and Qualitative Semi-quantitative through the use of computer models of microscopic representation and / or Macroscopic. Finally, the results also indicate that the performances of the students have a high percentage of correct answers in the activities with the use of computer input and also a downward trend for small times and pronounced times when such issues are held in a traditional format and a later time.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1580
Appears in Collections:PPGE - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A utilização da modelagem computacional no processo de.pdf9.44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons